Iniciativa inclui palestras em escolas, vacinação e castração solidária de cães e gatos
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está promovendo uma campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais. A ação será realizada nas comunidades da Sharp, zona leste, e da Manaus 2000, zona sul, áreas atendidas pelas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
A programação inclui palestras em escolas e ações de sensibilização nas comunidades, pela equipe da área ambiental da UGPE, além de vacinação antiviral e antirrábica e a castração solidária de cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel.
Segundo o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, a iniciativa está alinhada às políticas e diretrizes socioambientais do Prosamin+, que reforça o compromisso do programa com a proteção ambiental e o bem-estar animal.
“As ações que estamos desenvolvendo têm como foco a proteção dos animais, a prevenção do abandono e o controle de zoonoses. Além disso, contribuem para a promoção da saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas”, destacou.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEProgramação
As ações iniciam na quinta-feira (11/09), com palestra sobre o tema, às 9h, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes, zona leste, e às 13h30, na Escola Estadual Nathália Uchoa, no bairro Japiim, zona sul.
Os agendamentos para castração voltados à comunidade da Sharp poderão ser feitos nos dias 16 e 17 de setembro, das 9h às 14h, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza. As cirurgias ocorrerão nos dias 18 e 19 de setembro, a partir das 9h.
Já para a comunidade da Manaus 2000, os agendamentos acontecem nos dias 23 e 24 de setembro, das 9h às 14h, na Escola Estadual Nathalia Uchôa. As castrações serão realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, a partir das 9h.
Durante os agendamentos não é necessário levar o pet, apenas documentos como RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal. Nos dias das castrações também será ofertada vacinação antiviral e antirrábica, sem a necessidade de agendar previamente.