A iniciativa reforça cultura organizacional baseada no respeito, na escuta e na integridade
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou, nesta quarta-feira (14/05), as Políticas de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação em seu ambiente de trabalho. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço seguro, ético e respeitoso para todos os servidores, colaboradores e usuários do Sistema Público de Saúde (SUS).
Desenvolvidas com base nas diretrizes do Programa de Integridade da SES-AM, lançado em 2024, as políticas integram um conjunto de ações que visam fortalecer a conscientização, o diálogo e a responsabilização no enfrentamento de condutas abusivas e discriminatórias.
Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, que participou remotamente do evento, a nova política é a consolidação de uma cultura organizacional mais justa e acolhedora. “A Política de Combate ao Assédio e à Discriminação é um dos carros-chefes da SES. Queremos que os profissionais, cada vez mais, exerçam suas funções com segurança, confiança e vontade de construir um sistema de saúde forte. Para isso, precisamos do seu engajamento, servidor da saúde”, afirmou a secretária, que, nesta quarta-feira, acompanha o governador Wilson Lima em agendas da saúde no interior.
O secretário executivo da SES-AM, Silvio Romano, ressaltou que a iniciativa representa um avanço significativo para a SES-AM, alinhada às melhores práticas de gestão pública, ética e transparência. A expectativa é que a política fortaleça a cultura do cuidado e do respeito mútuo entre os profissionais.
“Com o lançamento da Política de Combate ao Assédio e à Discriminação, damos um passo firme para transformar nosso ambiente de trabalho em um espaço ainda mais justo, seguro e respeitoso. Saúde é dignidade, e a SES-AM não será conivente com abusos”, destacou Silvio Romano.
Também participaram do ato, a secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde, Nivia Barroso Harb, a defensora pública Rachel Marinho e o representante da Controladoria Geral do Estado (CGE), André Riga.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMCanal oficial
Durante o evento, foi anunciado que a Ouvidoria da SES-AM será o canal oficial para o recebimento de denúncias, oferecendo um espaço seguro e humanizado para o acolhimento. Uma sala de escuta reservada será disponibilizada para atendimentos presenciais, garantindo sigilo e respeito às vítimas.
Kamila Pinheiro, secretária executiva de Controle Interno da SES-AM e uma das responsáveis pela elaboração da nova política, reforçou a importância dos mecanismos de escuta e responsabilização. “A construção dessa política é resultado de um trabalho técnico, sensível e necessário. Estamos implementando ferramentas que garantem não apenas a apuração, mas também o acolhimento adequado às vítimas, reforçando que a escuta ativa e o respeito são compromissos permanentes da nossa gestão”, afirmou.
Denúncias, disse ela, podem ser realizadas através da Ouvidoria da SES-AM, disponível para atendimento presencial e remoto, por meio do email ouvidoria.sus@saude.am.gov.br e WhatsApp (92) 98418-5011, das 8h às 17h.
O documento completo da Política de Combate ao Assédio e Discriminação está disponível no site da SES-AM no campo do Controle Interno e pode ser acessado pelo link https://www.saude.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/POLITICA-DE-COMBATE-AOS-ASSEDIOS-E-A-DISCRIMINACAO.pdf