Com a presença de estudantes da rede estadual e em parceria com a UEA, encontro tirou dúvidas sobre os processos seletivos da universidade
FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarCom foco nos vestibulares de 2025 com acesso em 2026, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou as atividades do programa “Eu na Universidade”, que tem como principal objetivo incentivar o ingresso dos alunos oriundos da rede estadual no ensino superior.
Dando início a mais uma etapa da parceria, as instituições realizaram a abertura do programa, que contou com a presença de estudantes da rede estadual de forma presencial e on-line, com alunos do interior participando por meio da transmissão via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
Ativo desde 2019, o programa “Eu na Universidade” é voltado aos estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de impulsionar o acesso à informação acerca de processos seletivos de universidades públicas e privadas do estado.
O coordenador de Ensino Médio, do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Maurício Oliveira, explicou que, além do calendário de vestibulares da UEA, as demais universidades integram o programa ao longo do ano de 2025 e as ações do programa “Eu na Universidade” terão continuidade nas escolas da rede estadual.
“A ideia inicial do projeto é de massificar todas as estratégias, começando aqui e complementando na escola, e ações diversas para que nossos estudantes cheguem bem informados nesses processos seletivos”, completou o coordenador.
Vestibular UEA
Após abertura das inscrições para o Vestibular 2025 (acesso 2026) e para o SIS, na última segunda-feira (21/07), a Comissão Geral de Concursos da UEA esteve presente no auditório do Cepan, no dia 22 de junho, para instruir os estudantes da rede estadual, sobre a inscrição e a solicitação de isenção da taxa.
Na ocasião, estudantes da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa puderam tirar dúvidas acerca da inscrição no processo seletivo, principalmente sobre a questão da documentação com o diretor da Comissão Geral de Concursos da UEA, Jonas Alves.
O diretor afirmou que o principal foco, neste momento, é ajudar os estudantes a solicitarem seus pedidos de isenção, que vão até o dia 1º de agosto, trazendo os estudantes para mais perto da universidade.
“A visão disso é que eles tenham total conhecimento do processo para melhorar e facilitar o acesso ao ensino superior dessa parceria que já vem de alguns anos entre a UEA e Secretaria de Educação, que tem sido muito benéfica para ambos, mas principalmente para os alunos”, disse o diretor.
Uma das estudantes presentes foi a aluna da 1ª série do Ensino Médio da unidade escolar, Maysa Alves da Silva. A aluna afirmou que a iniciativa a ajudou a tirar dúvidas e a incentivou a querer ingressar na universidade.
“Eu estou achando muito interessante. Está me ajudando a saber coisas que eu não sabia e eu ainda não tenho um curso definido, mas eu quero muito poder saber como eu posso achar um curso que eu me encaixe e seja do meu interesse”, compartilhou a aluna.