Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Residencial Viver Melhor se transforma em galeria de arte a céu aberto com projeto ‘Viver com Arte’

18 de setembro de 2025
Compartilhar

Iniciativa une arte urbana e valorização comunitária para os moradores

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaManaus recebe, até 30 de setembro, o projeto Viver Com Arte, que transforma o residencial Viver Melhor, na zona norte, em galeria a céu aberto. Oito artistas manauaras assinam três grandes murais de grafite, iniciativa que valoriza as artes visuais e revitaliza a periferia da capital.

O projeto é uma realização do coletivo Conexão Graffiti e foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 02/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Artes Visuais. A ação conta com apoio do Governo do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

A iniciativa reúne oito artistas manauaras que irão produzir três empenas (paredes laterais de grandes dimensões) no local, utilizando o grafite como principal linguagem artística. A proposta é revitalizar o espaço urbano, dar uma nova vida ao residencial e aproximar a comunidade das artes visuais, levando a cultura diretamente para o cotidiano da periferia.

Segundo o produtor cultural Avelino Borges, a ideia nasceu da necessidade de democratizar o acesso à cultura na periferia e incentivar a formação de público consumidor de obras de arte.

“Queremos criar uma exposição permanente de graffiti, capaz de valorizar o bairro, dar visibilidade à comunidade e aumentar a autoestima dos moradores, que passarão a viver em um ambiente mais atrativo, colorido e culturalmente ativo”, destacou Avelino.

Além de embelezar o conjunto habitacional, o projeto busca inserir Manaus no circuito internacional das cidades que possuem galerias de arte urbana a céu aberto, fomentando o turismo e a economia criativa. “O resultado será um legado artístico duradouro, que servirá também de inspiração para novas gerações de artistas”, acrescentou Borges.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaArtistas participantes

O time de grafiteiros conta com nomes conhecidos da cena local: André Candido (Bynos), Vicktor Shellton (Blurt), Tiago Pacini (Cort), Adilson Júnior (JNR), Carolinne Oliveira (Oli), Diego Afonso (Mais), Shirley Thomas (Rio Negrina) e o coletivo Ocupaminart, representado pela produtora cultural Cida Aripória.

Acessibilidade e inclusão

O projeto também foi pensado para alcançar todos os públicos. A exposição contará com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras realizada por Fabiana Ferreira e Thiago Henrique, além da produção audiovisual assinada pela cineasta Taly Nayá.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima destaca redução de 87% nos focos de incêndio com implantação de novos Grupamentos dos Bombeiros no interior do estado

18 de setembro de 2025
Amazonas

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

18 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas em destaque: Lacen-AM recebe certificação nacional de qualidade em diagnósticos

18 de setembro de 2025
Amazonas

Tecnologia da Prodam moderniza pagamento de multas da Prefeitura de Manaus

18 de setembro de 2025
Amazonas

Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo do Amazonas inicia inscrições para programa inédito em pesquisa e inovação em comunicação de dados

18 de setembro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação recebe 2,5 mil minicomputadores para ampliar inclusão digital nas escolas estaduais

18 de setembro de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas