Iniciativa valoriza e fortalece a geração de renda dos povos originários do Amazonas
FOTO: Divulgação/Fepiam
O projeto “Feito à Mão Indígena”, criado pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), inaugurou sua primeira loja física no Shopping São José, localizado na avenida Cosme Ferreira, 4605 – São José Operário, em Manaus. O local marca mais um passo na valorização e visibilidade do artesanato produzido por povos originários do estado.
O espaço, que funciona todos os dias, das 9h às 22h, reúne peças exclusivas produzidas por artesãos indígenas de diversas etnias. A loja faz parte de uma estratégia de ampliação do alcance do projeto, que já tem presença digital, por meio do perfil @feitoamaoindigena no Instagram.
A iniciativa surgiu da necessidade de atender a uma demanda crescente por produtos artesanais autênticos e sustentáveis, ao mesmo tempo em que promove a preservação cultural e o fortalecimento econômico das comunidades indígenas.
O diretor-presidente em exercício da Fepiam, Joabe Leonam, destacou a importância de valorizar o artesanato indígena do Amazonas “Estamos rompendo barreiras e colocando o artesanato indígena em um espaço de destaque, onde ele sempre mereceu estar: no centro do consumo consciente e do reconhecimento cultural”, afirmou.
FOTOS: Divulgação/FepiamOs produtos disponíveis na loja vão desde biojoias e cerâmicas até cestarias feitas com técnicas milenares. Cada item vem acompanhado de informações sobre sua origem e o povo que o produziu, reforçando o compromisso com a transparência, a educação cultural e o comércio justo.
Além de fomentar a geração de renda direta para os artesãos, o “Feito à Mão Indígena” também pretende abrir caminhos para exportação das peças e parcerias com lojistas e designers de outras regiões do país.
Com a loja no Shopping São José, o “Feito à Mão Indígena” amplia sua presença física e simbólica na sociedade, transformando o consumo em um ato de reconhecimento e valorização da diversidade. A expectativa da Fepiam é que esse seja o primeiro de muitos pontos fixos dedicados exclusivamente ao artesanato indígena no Brasil.