Nesta semana, o programa chegou ao município de Itacoatiara, a 14ª cidade a receber a iniciativa
Fotos: Divulgação/SefazCom oficinas, palestras e atendimentos voltados à cidadania fiscal, o Programa Sefaz em Ação já beneficiou mais de 4 mil pessoas desde que foi lançado em 2023. A iniciativa, promovida pelo Governo do Amazonas e coordenada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), chegou nesta semana ao município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), a 14ª cidade a receber a ação.
No local, entre os dias 28 e 30 de abril, a equipe da Sefaz realizou visitas técnicas, treinamentos e um ciclo de palestras com foco em temas como empreendedorismo, parcelamento de débitos fiscais, emissão da Nota Fiscal Avulsa (NFA), educação fiscal e cidadania. As atividades no município ocorreram em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e encerraram com uma oficina voltada para produtores rurais, estudantes e empresários locais.
Para a chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz, Ellen Patrícia, a experiência em cada município reforça a importância do contato direto com a população.
“É muito gratificante ver o retorno positivo das pessoas em cada cidade que visitamos. Em Itacoatiara não foi diferente. Encontramos um público participativo e interessado em aprender e dialogar com a Sefaz. Esse contato direto fortalece a cidadania fiscal e mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
A responsável pela Agência da Sefaz em Itacoatiara, Rosa Paula Ferreira Magalhães, também avaliou positivamente a passagem do Programa pelo município. “Foi uma experiência extremamente produtiva e enriquecedora para todos os envolvidos. O Sefaz em Ação trouxe informação, orientação e diálogo direto com a população, fortalecendo os laços entre a Secretaria e os cidadãos não só do Itacoatiara, como dos demais municípios por onde tem passado”, afirmou.
Criado com base nas demandas recebidas pela Ouvidoria Fazendária, o Programa conta com a participação da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), além do apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) e do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam).
Em um pouco mais de um ano do início do projeto, o Sefaz em Ação passou por Tabatinga, Boca do Acre, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Humaitá, Lábrea, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Coari, Maués, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.