Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Procon-AM dá dicas de segurança para as compras durante a Semana Santa e Páscoa

25 de março de 2024
Compartilhar

Objetivo é orientar e apresentar aos consumidores os principais cuidados na hora da compra de produtos como chocolates e pescados

Foto: João Pedro/Procon-AM

Atento ao mercado de consumo no período da Semana Santa e Páscoa, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) dá dicas para garantir aos consumidores uma compra segura durante o período. Os principais cuidados estão relacionados à pesquisa de preços de ovos de Páscoa, chocolates e pescados, precificação de produtos, acondicionamento, prazo de validade, entre outros.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, alerta que a melhor forma de evitar o superendividamento, além de problemas no ato da compra, é priorizar a pesquisa de mercado antes de adquirir qualquer produto.

“Pelo Código de Defesa do Consumidor, é importante ter produtos iguais com preços diferentes para dar a opção de escolha ao consumidor, seja por questões logísticas ou financeiras. E fazendo a pesquisa, ele pode encontrar produtos equivalentes, com a mesma qualidade, e com preços que estejam acessíveis ao seu bolso”, orienta.

Ainda segundo o diretor-presidente, outras orientações são fundamentais para assegurar a qualidade dos chocolates e peixes, como estar atento a precificação dos itens nas vitrines e etiquetas; exigir a nota fiscal; observar se as informações descritas nos rótulos condizem com os produtos desejados; e verificar o estado de conservação dos alimentos.

Foto: João Pedro/Procon-AM

“A principal dica nesse período é atenção na qualidade do produto que você está comprando. Esteja atento aos preços, mas, sobretudo, esteja atento para as condições deles. Veja o prazo de validade, se a embalagem está rasgada ou não, se o peixe está acondicionado de forma apropriada. É importante destacar esses pontos, porque a população vai às ruas comprar”, frisa Jalil Fraxe.

Condições e ofertas

O Procon-AM orienta ainda sobre as condições e ofertas disponibilizadas pelos estabelecimentos comerciais nesse período. “Muitos estabelecimentos divulgam ofertas, promoções com o intuito de atrair os consumidores. Então, veja se essas ofertas estão sendo cumpridas, caso não estejam, denuncie para o Procon-AM”, afirma.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Pesquisa preços

Na última sexta-feira (22/03), o Procon-AM divulgou a pesquisa de preços com os produtos mais procurados para a Páscoa como chocolates, ovos de Páscoa e pescados. O levantamento mostra variações de preços que podem chegar a mais de 225%, entre produtos da mesma marca, em lojas diferentes. Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o site procon.am.gov.br.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Denúncias

Para realizar uma denúncia, a população pode acionar o Instituto de Defesa do Consumidor por meio dos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou encaminhar a demanda pelo correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

10 de julho de 2025
Amazonas

Seas reforça proibição do uso do Auxílio Estadual em apostas e prevê penalidades

10 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas