Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Procon-AM autua agência bancária por descumprimento da Lei da Filas

2 de abril de 2025
Compartilhar

A ação aconteceu durante fiscalização de rotina na zona norte da cidade

FOTOS: João Pedro/Procon-AMO Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou, nesta quarta-feira (02/04), a instituição bancária Caixa Econômica Federal, localizada na rua Francisco Queiroz, Cidade Nova, zona norte de Manaus, por descumprimento à Lei Estadual das Filas n.º 5.867/2022.

A Lei dos Filas é uma legislação brasileira que visa garantir o respeito aos direitos relacionados ao tempo máximo de espera em filas em estabelecimentos comerciais e serviços bancários.

No contexto da defesa do consumidor, o diretor-presidente do instituto, Jalil Fraxe, destacou a importância da aplicação da Lei das Filas. A legislação estabelece um tempo máximo de espera para atendimento em agências bancárias, garantindo mais dignidade e eficiência no serviço prestado aos cidadãos.

“A Lei das Filas é essencial para garantir que o consumidor não enfrente longas esperas desrespeitosas. O Procon-AM atua para que a norma seja cumprida e, caso contrário, as agências estarão sujeitas a sanções, assegurando um atendimento mais justo e eficiente”, afirmou Fraxe.

O diretor ressalta que o tempo de espera nas agências bancárias e similares deve ser de 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços prestados.

As agências que utilizam todas as caixas ou quiosques disponibilizados para atendimento aos consumidores, terão os prazos acrescidos em 10 minutos.

Segundo o chefe de fiscalização em exercício do Procon-AM, Waldemar Belota, os prazos estabelecidos pela Lei da Filas são aplicados tanto às agências bancárias quanto aos seus correspondentes, incluindo os atendimentos em caixas eletrônicos ou autoatendimento, desde que realizados dentro do local de trânsito comercial.

Denúncias ou reclamações

O consumidor prejudicado pode fazer denúncias ao Procon-AM, por meio dos canais oficiais, nos números 0800 092 1512 e (92) 3215-4009, pelas redes sociais do Procon-AM, ou pelo site www.procon.am.gov.br.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ciama recebe embaixador do Chipre e trata de investimento e cooperação técnica bilateral

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima e ministra Márcia Lopes vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira

23 de julho de 2025
Amazonas

Palácio Rio Negro: Exposição “Manaus Bonita” revela belezas da capital amazonense em 40 fotografias

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados

23 de julho de 2025
Amazonas

Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá

23 de julho de 2025
Amazonas

Do Purus para as finais: Lábrea conquista espaço no futsal do JEAs 2025

23 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas