Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura formata curso sobre legislação da viabilidade para abertura de empresas

13 de março de 2024
Compartilhar

Para ampliar o acesso à informação em relação a procedimentos do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim) dentro da Prefeitura de Manaus, em particular para atendimento junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) quanto à viabilidade para abertura de empresas, a autarquia está formatando um curso no estilo tutorial e passo a passo.

O curso terá como foco tirar as dúvidas de requerentes e interessados sobre a análise de viabilidade para abertura de empresas, tendo como público-alvo contadores, despachantes, empreendedores e profissionais interessados no tema.

A ideia do curso surgiu diante da redução do tempo médio da viabilidade para abertura de novas empresas, que nos últimos 5 anos caiu em até 380%. O investimento da gestão municipal em softwares, capacitação e melhorias técnicas se soma à melhoria dos indicadores junto a equipe técnica, processos de automação, tecnologia e qualidade da informação.

Dentro do Implurb, o Slim tem à frente uma equipe coordenada pela analista Carolina Fogaça. Durante melhorias do sistema, um dos pontos identificados foi a falta de informação de usuários ao utilizarem o sistema, que hoje é on-line e praticamente instantâneo.

A legislação em vigor, como o Plano Diretor de Manaus, já aponta setores, subsetores, eixos de atividades, diretrizes, usos e atividades permitidas nos bairros da capital e classificação por escala e risco.

“Todas as informações constam do Plano Diretor, na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei 1.838/2014), com as definições, parâmetros e anexos em quadros que mostram quais atividades são permitidas por setores, corredores viários e zonas da cidade. Isso está consolidado e a consulta pode agilizar ainda mais os processos para abertura de empresas, porque o empresário, empreendedor ou contador já saberá se sua empresa ou negócio pode estar em tal endereço”, explicou Carolina.

A ideia do curso, segundo o assessor técnico do Implurb, Eraldo Bandeira, é de que seja realizado em um único dia e possa também ficar disponível on-line, em uma plataforma digital, para ser acessado e tirar mais dúvidas. “Há casos em que o requerente não sabe o que é o Slim ou como acessar se sua atividade é permitida para o endereço pretendido. Com a informação difundida, a tendência é reduzir ainda mais o tempo de abertura de empresas com a celeridade da viabilidade feita no Implurb”, ponderou Bandeira.

O curso está sendo formatado pela equipe técnica e, em breve, deverá ser lançado este ano para interessados na legislação urbanística.

Dados

Considerando apenas o tempo de análise de viabilidade, o indicador saiu de 19 horas, em 2020, para apenas 5 horas, em 2023. E a tendência é reduzir ainda mais minutos desta análise. Em 2024, no mês de janeiro, disponível no Painel de Dados de Tempo de Abertura de Empresas, do governo federal, a viabilidade, hoje, está em 3 horas. Os dados são da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia.

O Implurb, dentro do Slim, é responsável pelas análises de viabilidade de endereço, para os licenciamentos de Habite-se, de autônomos, e de aberturas, alterações e do legado de empresas.

“Quanto mais a gente conseguir automatizar essas análises, mais rápido será para o contribuinte. Já chegamos a automatizar 80%, o que é um número significativo. E estamos sempre fazendo vários estudos, verificando melhorias técnicas e de informação para o sistema funcionar cada vez mais automatizado. Essa é a parte do Implurb, de dar o máximo de celeridade, comprometidos para que as análises sejam automáticas, praticamente instantaneamente”, explicou Carolina.

O Slim

Segundo Carolina, o Slim é o sistema que ajuda o contribuinte na formalização dos processos da sua empresa até a abertura dela. E tudo inicia na consulta de viabilidade, no caso, se o negócio é viável para ser instalado e funcionar em determinada zona, bairro e área da cidade. Todos esses dados, incluindo o regramento do uso do solo, são parametrizados e automatizados conforme o Plano Diretor de Manaus, fazendo o Slim ser uma ferramenta on-line e praticamente instantânea. Hoje, conforme a coordenação, apenas 20% das análises precisam de alguma interferência manual, dos técnicos do setor. E mesmo assim, levam apenas algumas horas para a conferência.

O próprio sistema faz o deferimento ou o indeferimento, informando o motivo. E, estando tudo certo na viabilidade, seguido do registro, que é feito pela Junta Comercial do Amazonas (Jucea), o contribuinte recebe seu alvará de funcionamento. Tudo em questão de horas. Uma realidade bem distante de 2020, por exemplo, quando esse tempo, em média, chegava a 2 dias e 4 horas. Hoje, entre viabilidade e registro, o tempo decorrido é de apenas 8 horas, conforme dados do painel nacional, um incremento de 680% em relação a 2020.

Os dados sobre o prazo médio contemplam o tempo médio de consulta prévia de viabilidade, o que é feito pelo Implurb; e o tempo médio de registro da empresa, realizado pela Jucea.

A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Dúvidas podem ser tiradas pelo número 98842-7222 (somente WhatsApp), nos mesmos dias e horários.

— — —

Texto e Fotos– Claudia do Valle / Implurb

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeito David Almeida reforça infraestrutura e ações de sustentabilidade em Manaus

17 de março de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida acompanha operação de transbordo e celebra redução em mais de 50% do volume de lixo retirado do rio Negro após instalação de ecobarreiras

17 de março de 2025
Manaus

Guarda Municipal resgata mulher grávida vítima de agressão e prende suspeito

17 de março de 2025
Manaus

Prefeitura informa localização das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

17 de março de 2025
Manaus

Manaus recebe mais dois cruzeiros internacionais

17 de março de 2025

Guarda Municipal de Manaus prende suspeito de tráfico de drogas no Centro

9 de março de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas