Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Penúltima noite do Festival no CCPA reúne danças tradicionais e celebra diversidade cultural

23 de julho de 2025
Compartilhar

Nesta quarta-feira (23/07), George Japa e Dj Evandro Jr fazem o show de encerramento das apresentações do CCPA

FOTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A representatividade folclórica, histórica e indígena marcou a noite de apresentações na terça-feira (22/07), no 67º Festival Folclórico do Amazonas, realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Ao todo, cinco danças encantaram o público na penúltima noite de apresentações no CCPA: Quadrilha Tradicional Caipira na Roça da Betânia, Povos Indígenas Tikunas Belezas Naturais, Quadrilha Tradicional Jaq na Roça, Dança Nacional Café do Ajuricaba e Quadrilha Tradicional Juventude na Roça.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaPara a última noite de apresentações no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), nesta quarta-feira (23/07), a Secretaria de Cultura preparou um show especial de encerramento com George Japa e DJ Evandro Jr, a partir das 23h15.

Abrindo a noite de apresentações na penúltima noite, a princesa da Quadrilha Caipira na Roça da Betânia, Geórgia Varela, comentou sobre a emoção de se apresentar em um dos festivais mais tradicionais do estado. A brincante destacou o esforço coletivo dos quadrilheiros para entregar um espetáculo ao público.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“Foram muitos ensaios e muita preparação. Antes de entrar, o coração acelera, bate aquele medo de errar a coreografia. Mas, no final, é muito gratificante fazer parte desse meio folclórico, do Festival Folclórico do Amazonas, que está mais um ano grandioso”, disse.

Já o pajé da dança Povos Indígenas Tikunas Belezas Naturais, Jonathan Max, ressaltou a importância de levar a cultura indígena para a arena do CCPA. Segundo ele, por meio da arte e da dança, é possível conectar o público à história, aos costumes e às raízes amazônicas.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“É importante ter uma dança com essa representatividade. Muitas vezes, as pessoas só ouvem falar sobre a cultura indígena, mas não conhecem de verdade. A dança dos povos indígenas, por exemplo, é algo muito antigo, e essa é uma oportunidade de mostrarmos um pouco dessa cultura”, afirmou.

O rei da Quadrilha Jaq na Roça, João Paulo da Silva, destacou os meses de preparação para a tão aguardada noite de apresentação no CCPA. Segundo ele, a quadrilha entrou na arena com confiança e representando a força da zona leste de Manaus.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“A gente se prepara o ano todinho, e quando chega a hora, não tem como não se emocionar. A gente faz tudo com a alma, com a pele. Foi um ano inteiro de dedicação para esse grande momento”, pontuou.

O apresentador da Dança do Café do Ajuricaba, Wellington Veras ressaltou a importância de trazer a história brasileira para o Festival Folclórico do Amazonas: ‘’A Dança do Café da Juricaba existe há 39 anos, e desde então lutamos pela valorização e pelo resgate da cultura popular, tendo em vista que o folclore é uma ferramenta de introdução e educação para jovens e adultos’’.

Há 20 anos dançando na Quadrilha Juventude na Roça, a noiva da quadrilha, Ingra Costa, celebrou a emoção de mais uma participação no Festival Folclórico de 2025. Para a brincante, o momento se torna ainda mais especial pela grandiosidade desta edição e pela cenografia inspirada no Teatro Amazonas, um dos maiores símbolos turísticos da capital.

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“Quando a gente tem uma coisa tão fincada na nossa vida, é sempre emocionante. O festival está enorme, e a estrutura representando o Teatro Amazonas nos remete a uma apresentação no palco artístico mais importante, o que, para o folclore, é o Povos da Amazônia”, afirmou.

Programação

Antes do encerramento musical desta quarta-feira, sobem ao palco as seguintes atrações: Dança Regional Café da Redenção, Quadrilha Tradicional Olinda na Roça, Quadrilha Tradicional Junina Diva e Quadrilha Tradicional Sete Quedas na Roça.

A noite de apresentações continua com a programação com o show especial de encerramento com George Japa e DJ Evandro Jr, a partir das 23h15.

A programação do 67º Festival Folclórico do Amazonas segue nos dias 25 e 26 de julho, no Sambódromo, com as apresentações dos bois-bumbás de Manaus.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ciama recebe embaixador do Chipre e trata de investimento e cooperação técnica bilateral

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima e ministra Márcia Lopes vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira

23 de julho de 2025
Amazonas

Palácio Rio Negro: Exposição “Manaus Bonita” revela belezas da capital amazonense em 40 fotografias

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados

23 de julho de 2025
Amazonas

Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá

23 de julho de 2025
Amazonas

Do Purus para as finais: Lábrea conquista espaço no futsal do JEAs 2025

23 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas