A campanha Abril pela Segurança do Paciente tem como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”
FOTO: Mariana Monteiro/FCecon
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), reforça ações no hospital durante a campanha Abril pela Segurança do Paciente. Criada em 2013, pelo Ministério da Saúde, o tema da campanha, neste ano, é “Mais Acesso e Cuidado Integrado”.
O Núcleo de Segurança do Paciente realiza uma programação especial para envolver e capacitar toda a equipe assistencial, destaca a farmacêutica Andréa Marques, coordenadora do NSP/FCecon.
“Temos capacitações on-line e presenciais, quiz, jogos interativos, reuniões dinâmicas e distribuição de brindes para reforçar a importância da segurança do paciente no dia a dia”, explicou.
Para a Andréa Marques, estas ferramentas têm gerado bons resultados em relação ao aprendizado das equipes e aos índices dos indicadores.
Alta conformidade
Desde 2019, a Fundação Cecon é avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com alta conformidade na segurança do paciente, graças à implementação de protocolos de adesão à higienização das mãos, prevenção de infecções hospitalares, protocolos de prevenção a quedas, cirurgia segura, dentre outros.
O NSP foi implantado na FCecon, em 2016, e seu principal objetivo é garantir que os pacientes em tratamento oncológico não sejam afetados por incidentes que venham a oferecer risco a sua saúde, integridade física e emocional.
Números
O NSP realizou, no primeiro trimestre de 2025, 38 atividades nos setores que prestam assistência em saúde no hospital. As ações incluem conscientização e treinamentos dos profissionais, com a meta de garantir atendimento seguro e de qualidade aos pacientes.
FOTOS: Mariana Monteiro/FCeconEntre as ações realizadas no primeiro trimestre deste ano, estão reuniões de alinhamento nos setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência e Enfermarias. Os servidores dos setores são orientados pelo NSP quanto aos indicadores e protocolos de segurança.
Semanalmente, também são feitas visitas técnicas aos pacientes e seus acompanhantes que estão nas enfermarias, para orientações sobre os cuidados com a segurança do usuário dentro do ambiente hospitalar, como higienização das mãos e prevenção a quedas.