Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

13 de agosto de 2025
Compartilhar

Procedimento reduz incisões, acelera a recuperação e beneficia pacientes de alto risco na rede estadual de saúde

Foto:  Rafiza Borges/HUFM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está ampliando o oferecimento da cirurgia cardíaca minimamente invasiva, um procedimento de alta complexidade, que evita as grandes incisões e acelera a recuperação do paciente. O procedimento tem sido adotado em casos de revascularização miocárdica e trocas valvares, apresentando resultados promissores, especialmente em pacientes de alto risco.

A cirurgia é oferecida pela Fundação Hospitalar do Coração Francisca Mendes (FHCFM), que destaca mais esse avanço no Dia do Cardiologista – 14 de agosto. O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões laterais no tórax, evitando a abertura do osso esterno, conhecida como esternotomia, abordagem comum em cirurgias convencionais.

Foto:  Rafiza Borges/HUFM

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o procedimento minimamente invasivo representa um avanço importante em cirurgias cardíacas no estado. “Com técnicas menos invasivas, conseguimos proporcionar mais segurança e menor tempo de recuperação. Ganha o paciente, com mais qualidade de vida; ganha o hospital, na rotatividade de leitos”, destaca a secretária.

A técnica, que já vinha sendo utilizada em caráter excepcional, entrou em fase de expansão e já beneficiou oito pacientes na rede estadual. O chefe da cirurgia cardíaca do FHCFM, Silas Avelar, explica que a técnica tem evoluído consideravelmente, e já está beneficiando pacientes que antes não eram elegíveis para o procedimento tradicional. “Trata-se de uma abordagem com pequenas incisões laterais no tórax, evitando a abertura ampla no centro do peito. Começamos aplicando a técnica em casos de maior risco e, agora, estamos ampliando para pacientes habituais, sempre avaliando caso a caso”, explicou.

Foto:  Rafiza Borges/HUFM

A diretora do Hospital Francisca Mendes, Roberta Nascimento, relatou que o procedimento já vem sendo utilizado em pacientes de alto risco clínico, que não podiam se submeter à cirurgia convencional. Um desses casos é o da paciente Maria Rosimar, que passou pela cirurgia de revascularização do miocárdio e se recupera bem.

A paciente conta que a cirurgia lhe trouxe qualidade de vida. “Agradeço, primeiramente, a Deus e a toda equipe do Hospital Francisca Mendes, que cuidou de mim com atenção e que me acolheu com tanto carinho. A cirurgia foi essencial para a minha saúde, dando uma condição melhor para ajudar na minha recuperação”, declarou.

A SES-AM reforça que o procedimento segue critérios técnicos para indicação, considerando o perfil de cada paciente. A meta da atual gestão estadual é ampliar o acesso às inovações em saúde, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13 de agosto de 2025
Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13 de agosto de 2025
Amazonas

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre matrículas para mulheres nos núcleos fixos do Formando Campeões

13 de agosto de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas