O instituto intensificou a capacitação dos técnicos que atuarão nas ações, realizadas por meio ProjeCAR, em parceria com a Ipaam
FOTOS: Renan Pinheiro/IdamNo segundo semestre deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai realizar uma série de mutirões voltados à retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio do Projeto de Implementação do CAR (ProjeCAR). Por conta das ações previstas, o órgão projeta capacitar 100 técnicos, até o final de junho, para a realização dos serviços, que devem ocorrer em 36 municípios amazonenses.
Nesta segunda-feira (12/05), técnicos das UnLoc’s de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manaquiri iniciaram a capacitação sobre a retificação do cadastro, que é um registro público nacional obrigatório para todas as propriedades e posses rurais no país. A capacitação ocorre até sexta-feira (16/05) na sede do instituto e os participantes serão multiplicadores das informações recebidas.
“Esse é um curso de alinhamento para que todos os técnicos atuantes nas Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do Idam atuem em consonância na retificação desse importante cadastro”, disse o gerente Núcleo de Geoprocessamento (Nucgeo) do instituto, Victor Andrade, que está à frente Victor Hugo Andrade, ao ressaltar que, no Amazonas, o ProjeCAR tem disso executado pelo Idam em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Procedimentos
Sobre o processo promovido no curso, o gerente destacou que são abordados todos os procedimentos necessários para a retificação do documento. “No caso das retificações, elas devem ocorrer, exclusivamente, em casos onde houver a necessidade de atualizações ou quando forem constatados erros ou omissões em relação ao imóvel rural. Esses fatos precisam de atenção por conta dos técnicos e, por isso, há a necessidade deste curso para que, no segundo semestre, todos estejam alinhados durante os mutirões”, pontuou.
Andrade informou ainda que, na próxima semana, técnicos das UnLocs de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba e Itacoatiara serão os próximos a receberem a capacitação sobre a retificação do CAR. “Além disso, também estão previstos cursos em Lábrea, Canutama, Parintins, entre outros municípios”, anunciou.