Projetos que tratam da transição energética em prédios públicos do Governo do Estado e da eficiência energética em comunidades isoladas foram tratados em Brasília
Fotos: Divulgação/SerfiO secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, reuniram-se, nesta quarta-feira (30/04), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, com representantes da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), para apresentar projetos do Governo do Amazonas voltados para transição e eficiência energética, na capital e, principalmente, em comunidades isoladas no interior do Amazonas.
Na reunião, o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, apresentou ao diretor da ENBPar, Miguel Marques, três projetos da companhia: o Programa de Gestão e Eficiência Energética do Governo do Estado, que prevê a redução de até 30% das contas de energia nos prédios públicos; o Projeto de Transição Energética na Mobilidade Fluvial do Amazonas, que trata da aquisição de barcos com motor de popa elétrico, movidos a baterias de lítio, a serem utilizados no transporte de alunos de escolas públicas de comunidades isoladas; e a realização do 2º Seminário do Papel dos Municípios na Transição Energética no Estado do Amazonas, voltado para os prefeitos dos 61 municípios do interior.
“Nós viemos trazer o que já estamos fazendo nesta área, sobretudo em atendimento à Lei Estadual nº 5.350/2020, que trata sobre a adoção de gestão de tecnologias de fontes renováveis de energia e eficiência energética”, detalhou Aluizio Barbosa, ao acrescentar que, além de redução de despesas, os projetos demostram que o Amazonas é totalmente comprometido com a sustentabilidade ambiental.
O secretário da Semig, Ronney Peixoto, ressaltou que uma das diretrizes do governador Wilson Lima é buscar ações em prol da Eficiência Energética. “Dessa forma, a Semig e a Ciama estão formatando projetos, tanto para Manaus quanto para os municípios, para que cada vez mais possamos promover a eficiência e a segurança eletroenergética no Amazonas. E a ENBPar, por meio do Programa Procel, é uma grande parceira para isso”, destacou.
Além dos representantes do Governo do Estado, também participaram da reunião o diretor adjunto da ENBPar, Sérgio Jordão, e os coordenadores de projetos Procel, Leonardo Barreto e Marina Garcia.
Na ocasião, o diretor da ENBPar, Miguel Marques, destacou a importância do Governo do Estado dispor em sua estrutura de órgãos competentes para a criação de projetos elaborados sem custos, voltados para as prefeituras do interior, para captação de recursos a serem utilizados nesta área de eficiência energética, principalmente a serem implementados em comunidades isoladas. “O que vem ao encontro de um de nossos objetivos, que é contribuir para a segurança energética e para a sustentabilidade do setor elétrico”, disse.