Ação beneficia pacientes com deficiência visual decorrente da perda do globo ocular
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
O Governo do Amazonas entregou, nesta quinta-feira (03/07), 130 próteses oculares a pacientes que são acompanhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Policlínica Codajás, na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) zerou a fila de espera para esse tipo de procedimento no CER III.
Os pacientes contemplados com as próteses apresentam deficiência visual decorrente da perda do globo ocular. Ao longo de junho, eles passaram por acompanhamento da equipe multiprofissional do CER III, período durante o qual realizaram a modelagem das cavidades para a implantação das próteses.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca o impacto da ação na vida dos pacientes e o compromisso do Governo do Amazonas com a reabilitação e a inclusão. “Trabalhamos para garantir acesso digno à saúde em todas as suas etapas, e isso inclui a reabilitação. A entrega dessas próteses devolve não apenas a autoestima dos pacientes, mas também qualidade de vida. É um momento simbólico, que mostra o quanto as políticas públicas podem transformar realidades”, afirmou a secretária.
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
O oftalmologista da Policlínica Codajás, Cláudio Osmar, falou sobre os benefícios da prótese ocular para a saúde emocional e social dos pacientes. “É um impacto direto na autoestima. Muitas vezes, a perda do olho afeta a forma como a pessoa se vê e se relaciona. Com a prótese, há um ganho significativo na autoconfiança. Ela é segura, fácil de higienizar e proporciona uma aparência muito natural”, explicou.
O paciente Getúlio Correia, de 30 anos, contou que perdeu a visão em um acidente de trânsito e compartilhou a importância do momento. “Perdi a visão do olho esquerdo em um acidente e, agora, estou recebendo uma nova prótese ocular aqui na unidade. Estou muito feliz com o resultado e com o atendimento que recebi”, disse.
Para Germerson Gomes, de 34 anos, também beneficiado, a mudança foi visível não apenas no espelho, mas na forma como as pessoas o enxergam. “A prótese me devolveu a autoestima. Muita gente nem percebe que é uma prótese, acha que é o meu olho mesmo. Isso faz toda a diferença no dia a dia”, relatou.
Foto: Evandro Seixas / SES-AM
A iniciativa, conforme ressalta a SES-AM, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a ampliação do acesso à saúde especializada e com a valorização da reabilitação como parte essencial do cuidado integral ao cidadão.
Serviço
Novos pacientes podem ser inseridos no serviço da unidade por meio de encaminhamento médico, apresentando documento de identidade e cartão do SUS. O atendimento é realizado na Policlínica Codajás, por uma equipe multiprofissional composta por oftalmologistas, enfermeiros e assistentes sociais especializados em reabilitação visual.