O projeto foi lançado, em fevereiro deste ano, pelo governador Wilson Lima, durante abertura do ano letivo na capital
FOTO: Antonio Lima/Secom
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, vinculado à Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), certificou, nesta quinta-feira (22/05), 160 alunos da rede estadual de ensino, que participaram do Projeto Sine Primeiro Emprego.
O projeto foi lançado em fevereiro deste ano, pelo governador Wilson Lima, durante a abertura do ano letivo na capital, e é voltado a qualificação profissional dos jovens finalistas do Ensino Médio da rede pública estadual de Manaus, para os postos de trabalho disponíveis na rede do Sine Amazonas.
O Sine Primeiro Emprego também tem o propósito de diminuir a distância entre a conclusão dos estudos e a inserção no mercado de trabalho. O projeto está sendo implementado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Setemp, com execução nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
“Desde o início do nosso governo temos trabalhado para criar oportunidades a todas as faixas etárias, principalmente para os jovens que estão saindo da sala de aula e entrando no mercado de trabalho. Esse grupo formado é apenas o começo de um programa que vai desenvolver habilidades importantes para esses jovens levarem por toda a trajetória profissional”, afirmou o governador Wilson Lima.
Com a entrega da certificação, os estudantes já podem ser cadastrados no Sine e ingressarem no mercado de trabalho. As primeiras turmas formadas são da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, na zona norte de Manaus. Nas próximas semanas, mais 8 turmas em duas escolas estaduais devem receber os certificados, contemplando 480 estudantes no total.
FOTOS: Antonio Lima/SecomSegundo a professora responsável por ministrar as aulas, Viviane Melo, esse é o momento ideal para tranquilizar cada aluno para o mercado de trabalho. “Sempre é um desafio novo, porque são jovens que ainda têm muitas dúvidas referentes ao que vão fazer e qual área seguir, então mostrar esse mundo novo é muito gratificante”, disse a professora.
Oportunidade
Aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, a Ana Luiza de Oliveira, 17, foi uma das estudantes certificadas e comemorou a nova etapa.
FOTO: Antonio Lima/Secom
“Esse curso de capacitação é muito importante para o nosso currículo e é muito legal o Governo investir nessa educação dos alunos e fazer cursos assim, porque tem muita gente esperando uma oportunidade”, disse a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Ana Luiza de Oliveira.
Ao longo do curso, os estudantes recebem aulas de noções de comportamento em entrevistas, habilidades a serem destacadas no mercado de trabalho, entre outros direcionamentos. Para o Guilherme Vinhote, 17, a ideia é conciliar, em breve, a faculdade com um emprego e as aulas vieram em boa hora.
FOTO: Antonio Lima/Secom
“Deram oportunidade para a gente conseguir o primeiro emprego e abriram uma porta muito importante para a gente ter boas expectativas para o mercado de trabalho”, disse o aluno, Guilherme Vinhote.
Como funciona
O Sine Primeiro Emprego reúne um programa de capacitação que combina teoria e prática, com a realização de cursos rápidos e oficinas presenciais. Os alunos serão capacitados e monitorados pela Setemp para verificar sua entrada no mercado de trabalho.
O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias para o primeiro emprego, tais como: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.
A Setemp é um órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)