Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governadores Wilson Lima, Tarcísio de Freitas e Mauro Mendes reúnem-se com membros da associação que representa secretarias estaduais de Meio Ambiente

29 de maio de 2025
Compartilhar

Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente completa, em 2025, 40 anos de atuação como referência na política ambiental brasileira

Fotos: Diego Peres/SecomOs governadores do Amazonas, Wilson Lima, de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, do Mato Grosso, se reuniram, nesta quarta-feira (28/05), com membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que completa 40 anos em 2025. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

Entre 28 e 30 de maio, a capital paulista sedia o Congresso Ambiental (CAMBI 2025), organizado pela Abema. No encontro, a convite do governador Tarcísio de Freitas, Wilson Lima defendeu a necessidade de assegurar o desenvolvimento da Amazônia protegendo o meio ambiente, mas garantindo que a população do estado tenha acesso a serviços básicos.

“Nós estamos vivendo um momento que mais uma vez a Amazônia, ganha destaque com a realização da COP30. Mais do que nunca é importante reforçarmos que o bioma amazônico não é apenas para ser preservado, mas é preciso entender que ele é um território produtivo, de gente e de cultura, e que a Amazônia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou o governador Wilson Lima.

Durante sua participação, o governador defendeu a ampliação dos investimentos em tecnologias sustentáveis, infraestrutura e cadeias produtivas como a do açaí, cacau, pesca manejada e bioeconomia florestal, capazes de gerar renda e manter a floresta em pé. Para ele, a Amazônia deve ser vista como um espaço produtivo, e não apenas como uma área a ser protegida.

Fotos: Diego Peres/SecomO governador Wilson Lima também alertou para a urgência de tornar acessível a promessa internacional de US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático, e reforçou que os estados devem ter gestão direta sobre esses recursos, com foco em ciência, inovação e energia renovável.

Desafios

Recebido por Tarcísio de Freitas, o governador Wilson Lima participou da mesa de debates ao lado de outras autoridades e representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente, incluindo o vice-presidente da Abema, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

Durante o congresso, serão debatidos temas como água e saneamento, agro e floresta, infraestrutura e demandas para a COP 30.

A programação do encontro incluirá discussões sobre desafios logísticos da Amazônia, o financiamento de projetos sustentáveis, a necessidade de integração entre modais de transporte e a modernização do transporte fluvial com uso de energia limpa.

A assinatura da aliança entre os governadores representa mais um passo na construção de uma agenda conjunta para o fortalecimento das políticas públicas ambientais, conectando desenvolvimento regional, preservação da biodiversidade e geração de oportunidades para as populações locais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

10 de julho de 2025
Amazonas

Seas reforça proibição do uso do Auxílio Estadual em apostas e prevê penalidades

10 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas