Ação visa detecção precoce de vírus respiratórios circulantes
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de estado de saúde (SES-AM), seguiu, na segunda quinzena de junho, com ações estratégicas para fortalecer a atuação da Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal (SG) e da Vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.
A ação tem como foco aprimorar a detecção precoce de vírus respiratórios circulantes, qualificar a resposta às emergências em saúde pública e consolidar o sistema de vigilância, contribuindo para a tomada de decisões ainda mais eficazes no controle e prevenção de doenças respiratórias.
De 24 a 27 De junho, as visitas técnicas seguiram focadas nas vigilâncias em saúde de Manaus, Manacapuru e Iranduba. Participam das ações Ministério da Saúde, além da equipe de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), também integrante da Fundação.
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPPara a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, fortalecer a vigilância respiratória no estado é estratégico. “A visita técnica permite alinhar diretamente com as equipes locais, além de qualificar as informações que sustentam nossa decisão em saúde pública”, destaca.
A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, Lilian Furtado, ressalta que o monitoramento tem como foco principal o desempenho da vigilância dos vírus respiratórios. “Esse processo de avaliação nos municípios nos ajuda a reforçar a situação da vigilância de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave no estado do Amazonas”, destaca.
As visitas técnicas também contaram com a participação do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).