Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP participa de estudo sobre eficácia de inseticidas no controle da malária no Amazonas

1 de agosto de 2025
Compartilhar

Fundação atua em parceria com Fiocruz, CDC, IEPA, IRD e Semsa Iranduba

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

Para fortalecer as ações contra a malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa de pesquisa científica para monitorar a eficácia da termonebulização, processo para controle do mosquito do gênero Anopheles, vetor da doença.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Conduzida por técnicos da FVS-RCP, o estudo está sendo realizado para avaliar a eficácia da termonebulização, também conhecida como FOG (uma névoa ultrafina de inseticida destinada ao controle de insetos adultos). O município de Iranduba foi escolhido pela proximidade com a capital do estado e pela relevância epidemiológica para a malária.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a pesquisa vai ao encontro dos objetivos do Ministério da Saúde para o Brasil que é de eliminar a doença até 2035. “Com a avaliação é possível contribuir com a busca por redução da incidência de malária e a gravidade dos casos com consequente interrupção da transmissão da doença”, destaca.

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPO subgerente de entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Ronildo Alencar, afirma que o resultado desse estudo, auxiliará nas estratégias de controle vetorial da malária. “A ideia é saber se essa aplicação de inseticida diminui a densidade populacional de mosquito no município”, enfatiza.

O pesquisador José Bento Pereira Lima, da Fiocruz, ressalta a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da pesquisa. “Essa é uma parceria da Fiocruz com a FVS no município de Iranduba. A gente não consegue fazer (a pesquisa) se não tiver os parceiros”, afirma.

Sobre a pesquisa

A pesquisa científica tem duração de quatro meses e segue até agosto deste ano. A termonebulização, processo utilizado nesse estudo, já é empregado para controle de mosquitos do gênero Anopheles, vetor da malária no Amazonas.

Durante a pesquisa, a eficácia da termonebulização está sendo avaliada com base na redução da população silvestre do mosquito Anopheles darlingi, após três ciclos de aplicação do inseticida. Cada ciclo é composto por três dias consecutivos de aplicação, seguidos de um intervalo de quatro dias sem intervenção.

Outra abordagem utilizada para avaliar a eficácia do método consiste na exposição de mosquitos criados em condições de laboratório, mantidos em gaiolas, aos ambientes onde o inseticida é aplicado.

Essas gaiolas são posicionadas estrategicamente nas áreas de intervenção durante a termonebulização e, posteriormente, comparadas com gaiolas-controle, que permanecem em ambientes sem aplicação do inseticida.

A comparação entre os índices de mortalidade dos grupos expostos e não expostos permite uma análise precisa da efetividade do produto utilizado.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

21 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

21 de agosto de 2025
Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Estado, projeto Metamorfos leva encantaria amazônica a escolas e espaços culturais de Parintins

21 de agosto de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas