Ação ambiental impulsiona destinação correta de resíduos rumo a um festival mais sustentável
Foto: Divulgação/Bruno Mello e Mauro Neto/Secom
O Festival de Parintins é o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, e a sustentabilidade já é uma de suas marcas registradas. No 58º evento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), junto ao Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e à Coca-Cola Brasil, traz a 4ª edição do “Recicla, Galera” – a maior ação ambiental realizada na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus).
O projeto do Governo do Amazonas impulsiona a destinação correta de resíduos rumo a um festival cada ano mais sustentável. Em três anos, mais de 17 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem por meio da iniciativa. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destaca a importância do projeto.
“Em 2025, estamos ampliando as ações voltadas para a gestão adequada dos materiais recicláveis, com o compromisso de tornar o Festival de Parintins cada vez mais sustentável. O ‘Recicla, Galera’ reforça a importância das práticas ambientais em um dos períodos de maior movimentação e visibilidade da região, consolidando-se como um símbolo da união entre cultura, turismo e sustentabilidade. É uma iniciativa essencial não apenas para a cidade, mas também para os milhares de torcedores que celebram a grandiosidade do Festival com consciência e responsabilidade ambiental”, destacou.
O grande objetivo da iniciativa é destinar a maior quantidade possível de resíduos para a reciclagem, por meio da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin). O projeto concentra uma série de atividades com impacto positivo para o meio ambiente durante toda a semana do Festival.
Foto: Divulgação/Bruno Mello e Mauro Neto/Secom
“Este ano, além da coleta seletiva, estamos incentivando ativamente a participação dos pequenos negócios na reciclagem e premiando aqueles que atingirem as metas estabelecidas. Isso fortalece o engajamento e demonstra que é possível realizar grandes eventos sem esquecer da responsabilidade ambiental. Com o apoio das associações e da iniciativa privada, garantimos que os resíduos coletados sejam corretamente destinados, proporcionando mais segurança e dignidade para os catadores”, ressaltou a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.
Para a Coca-Cola Brasil, apoiar iniciativas como o “Recicla, Galera” reforça seu compromisso com a gestão responsável de resíduos e com a geração de emprego e renda. “Com este projeto, unimos as torcidas para impulsionar impactos positivos que beneficiem não só o festival, mas toda a comunidade. Buscamos conscientizar sobre o descarte correto e a preservação do meio ambiente, enquanto convidamos todos – parceiros, torcedores e participantes do festival – a se engajarem nas ações de cuidado ambiental. Acreditamos no poder da colaboração para construir um legado de mudanças reais, fortalecendo a cadeia da reciclagem e promovendo sustentabilidade”, destaca Gustavo Biscassi, Diretor Sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola.
Atividades
Durante a semana do Festival, a iniciativa vai realizar diversas ações por Parintins, visando a conscientização ambiental dos visitantes e moradores da cidade, além de trazer apoio e geração de renda para a Associação de Catadores.
Uma das frentes da atividade é a disputa de reciclagem entre as galeras azul e vermelha. De 23 a 29 de junho, de 9h às 17h, máquinas coletoras de materiais recicláveis estarão instaladas no Espaço Sustentável “Recicla, Galera” (Praça da Liberdade), onde os torcedores poderão destinar os seus resíduos, escolher qual boi vai receber a pontuação e, ainda, trocar os materiais por brindes exclusivos.
Nas três noites do Festival, a disputa ganha força no Bumbódromo, com Ecopontos exclusivos para as galeras do Caprichoso e do Garantido destinarem recicláveis. O boi da galera que mais contabilizar resíduos recicláveis leva o troféu e título de Campeão Sustentável do Festival 2025, além de R$ 20 mil em investimentos ambientais para a agremiação.
Fotos: Divulgação/Bruno Mello e Mauro Neto/SecomECOrotas
Além das disputas, o “Recicla, Galera” irá repetir o sucesso de 2024 e trará as ECOrotas para mais uma edição do Festival, mobilizando todos os brincantes. As ECOrotas são triciclos, que vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária itinerantes por Parintins.
Durante o evento, elas irão estimular a participação do público e promover a educação ambiental. Como recompensa pela interação, será oferecido um flal (o mesmo que dindin ou sacolé) em troca de 2 latinhas ou 2 garrafas PET.
Recicla nos bares
Para expandir as frentes de alcance, a novidade de 2025 é o desafio de reciclagem dos bares parceiros do projeto. Os estabelecimentos participarão com a proposta de uma meta ousada: cada bar deverá recolher, em uma semana, 500 quilos em latinhas e garrafas PET. Como incentivo, todos os estabelecimentos que atingirem a meta serão premiados com uma televisão de 32 polegadas.
Espaço Sustentável
Todos os trabalhos estarão concentrados no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, uma estrutura que unirá a gestão prática e interativa dos resíduos coletados, além de ações voltadas à educação ambiental. O local funciona como ponto de entrega e triagem de resíduos, troca de brindes por recicláveis, além de jogos e brincadeiras voltados para o tema.
A ativação do espaço será no dia 23 de junho; e seu funcionamento seguirá até 29 de junho, sempre das 9h às 17h. A estrutura será montada na Praça da Liberdade, na rua Governador Leopoldo Neves, no Centro de Parintins.
Sobre o “Recicla, Galera”
O projeto “Recicla, Galera” é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Sebrae e a Coca-Cola Brasil. Atualmente, em sua quarta edição, o projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para a comunidade.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A GBR Componentes, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.