Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2025: PGE-AM recebe presidente e advogado do Boi Caprichoso para tratar questões jurídicas e trabalhistas do bumbá

28 de maio de 2025
Compartilhar

A reunião entre a PGE-AM e os representantes do boi Garantido deve ocorrer nos próximos dias

FOTOS: Cristie Sicsú/PGE-AMFaltando um mês para o 58º Festival de Parintins, a Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM) iniciou, nesta terça-feira (27/05), reuniões com os presidentes e o corpo jurídico dos bois Caprichoso e Garantido. O objetivo é entender a situação jurídica e trabalhista dos bumbás, para assegurar o repasse dos recursos provenientes do Estado.

Na primeira reunião, o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo; e o advogado Vitor Lira Góes, que integra o corpo jurídico do bumbá, foram recebidos pelo procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz.

De acordo com o procurador-geral, é papel da PGE-AM asseverar o repasse de recursos destinados a todo e qualquer movimento cultural do estado do Amazonas.

“Realizamos esse encontro de forma preventiva e foi muito proveitoso, dentro desse objetivo de compreender a organização da agremiação, entender a questão trabalhista junto ao corpo jurídico e, com isso, assegurar o repasse das verbas de fomento do Governo do Estado ao Festival de Parintins”, enfatizou Giordano Bruno Costa da Cruz.

“É um passo muito importante, tendo em vista que o Festival se aproxima, e é essencial que os dois bois estejam com a vida financeira e administrativa organizada para que a gente possa chegar bem no festival. Essa iniciativa da Procuradoria Geral do Estado nos ajuda a nos planejar para receber o recurso e manter em dia as obrigações do boi”, considerou Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso.

A reunião entre a PGE-AM e os representantes do boi Garantido deve ocorrer nos próximos dias.

Atuação

A atuação da Procuradoria Geral do Amazonas já foi decisiva para a realização do Festival de Parintins, a exemplo do ano de 2023, quando a PGE-AM viabilizou acordo histórico em relação ao pagamento das dívidas trabalhistas dos bumbás.

Na ocasião, o juiz substituto da 1ª Vara do Trabalho de Parintins suspendeu temporariamente todos os repasses dos patrocinadores para o Festival de Parintins visando o pagamento das execuções trabalhistas dos Bumbás.

Para que não ocorressem maiores prejuízos ao Festival e os direitos dos trabalhadores fossem assegurados, o Estado do Amazonas, por meio da PGE-AM, ingressou com um pedido de suspensão de liminar, em regime de urgência, para que a decisão de bloqueio total dos recursos dos Bumbás fosse revista.

O pedido foi acatado e um acordo foi assinado, estabelecendo que, a partir de 2024, alguns patrocinadores depositassem anualmente 30% dos valores destinados aos Bois em uma conta judicial para o pagamento do passivo trabalhista, até a quitação total da dívida.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Com apoio do Governo do Estado, Projeto Rondon realiza abertura da Operação Amazonas

11 de julho de 2025
Amazonas

Em Barreirinha, Idam incentiva crescimento da cadeia produtiva do abacaxi

11 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam leva série de palestras sobre prevenção às queimadas e desmatamento para escolas de Silves

11 de julho de 2025
Amazonas

Em homenagem ao Dia do Rock, musical inspirado na obra de Rita Lee será apresentado no Teatro Amazonas

11 de julho de 2025
Amazonas

Suhab convida prefeituras do Amazonas à apresentarem projetos para construção de moradias populares

11 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão

11 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas