Sementes foram adquiridas por meio de parceria entre Idam e Ceplac
FOTO: Divulgação/Idam
Nesta quarta-feira (03/09), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início, em Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus), ao preparo de 9,6 mil mudas de cacau com sementes adquiridas por meio de uma parceria entre o instituto e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
“As mudas terão como destino agricultores familiares assistidos pela equipe técnica da Unidade Local (UnLoc) Idam/Eirunepé, com o objetivo de fomentar a cultura no município com sementes geneticamente melhoradas”, destacou o gerente Jefferson Pires, que ressaltou ainda o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Produção.
As sementes são oriundas da estação experimental da Ceplac, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, localizada em Medicilândia, no Pará. Um total de 250 mil sementes foram adquiridas para a distribuição a agricultores familiares dos municípios de Apuí, Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Lábrea, Manaus, Uarini, Jutaí, Humaitá, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Boca do Acre, Alvarães, Itacoatiara, Careiro e Eirunepé.
FOTOS: Divulgação/IdamParceria Idam-Ceplac
Entre 2023 e 2024, a parceria entre os órgãos contemplou agricultores familiares amazonenses com 700 mil sementes de cacau com melhoramento genético. De acordo com a engenheira agrônoma do Idam Luziane Vítor, a distribuição destas sementes tem permitido desenvolver a produção no estado, tornando-o mais competitivo no mercado nacional.
“O envio das sementes deve continuar até o início de setembro para os municípios já definidos, dos quais sete foram selecionados por estarem inseridos dentro do Projeto Prioritário (PP) do Cacau, desenvolvido pelo Idam. Os outros foram definidos com base em demandas repassadas pelas nossas Unidades Locais (UnLoc) nos municípios”, esclareceu Luziane.