Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em Borba, banco é autuado pelo Procon-AM por demora no atendimento ao público

3 de abril de 2024
Compartilhar

Segundo os agentes de fiscalização, clientes esperavam pelo atendimento por mais de uma hora

Foto: Divulgação/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) autuou o banco Caixa Econômica Federal, no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), por demora no atendimento ao público. O caso foi registrado nesta terça-feira (03/04).

De acordo com a equipe de fiscalização, os clientes aguardavam mais de uma hora na fila para receber o atendimento, o que infringe a Lei Estadual 5.867/2022 (Lei das Filas), que determina que o tempo de espera, em agências bancárias e correspondentes, estabelecimentos de crédito e casas lotéricas, não pode ser superior a 30 minutos em dias normais.

“Estamos realizando uma série de fiscalizações no interior do estado e, em Borba, identificamos essa situação. Os clientes estavam aguardando pelo menos uma hora para receber o atendimento, sendo que a Lei da Filas estipula os prazos específicos para cada situação. A agência foi autuada e pode ser multada pelo descumprimento da Lei”, explicou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Nas agências bancárias e similares, conforme a Lei, o tempo de espera deve ser de 30 minutos em dias normais; 40 minutos às vésperas e após os feriados prolongados; e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais, devido à complexidade de serviços prestados nesses estabelecimentos.

Força-tarefa

Ainda segundo o diretor-presidente do órgão, em março, o Procon-AM iniciou uma força-tarefa para apurar reclamações de consumidores em sete municípios da região do rio Madeira. As fiscalizações já ocorreram nas cidades de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e agora em Borba. Os próximos municípios a serem atendidos são Nova Olinda do Norte e Urucurituba.

A proposta das ações é, principalmente, combater irregularidades de ordem consumerista em estabelecimentos como bancos, supermercados e postos de combustíveis, também orientar a população sobre direitos, promovendo cidadania nessas localidades.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Taxação dos EUA ao Brasil deve ter baixo impacto sobre a ZFM, apontam Sedecti e Sefaz

10 de julho de 2025
Amazonas

Seas reforça proibição do uso do Auxílio Estadual em apostas e prevê penalidades

10 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas