Levantamento técnico vai orientar melhorias no saneamento básico do município
Fotos: Felipe Leon /CosamaO governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), de 23 de abril até esta terça-feira (29/04), realizou visita técnica ao município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus) para diagnosticar a situação do sistema de abastecimento de água. A ação, determinada pelo governador Wilson Lima, foi coordenada pela Diretoria de Operações (Diop) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) local.
O objetivo foi levantar dados técnicos das áreas administrativa, comercial, operacional e socioeconômica, com foco em identificar melhorias necessárias no sistema de abastecimento, promovendo mais eficiência, saúde pública e qualidade de vida para a população.
A equipe técnica, composta por oito profissionais envolvendo engenheiros, administradores, geóloga, laboratorista e assistente social, percorreram os 16 poços tubulares que atendem aos 17 bairros da cidade. Foram analisadas todas as etapas do sistema da captação à distribuição de água, além das estruturas físicas e administrativas. A visita incluiu coleta de amostras de água, vistorias em áreas em expansão, atualização da rede existente e georreferenciamento das estruturas, visando orientar futuras intervenções com foco em eficiência, segurança e sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
Fotos: Felipe Leon /CosamaO diretor-presidente da Cosama, Denison Gama, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em apoiar os municípios na melhoria dos serviços de saneamento no interior.
“A pedido da Casa Civil e da Prefeitura de Rio Preto da Eva, mobilizamos nossa equipe para realizar um diagnóstico completo da situação do abastecimento de água. Nosso objetivo é garantir um serviço de melhor qualidade para a população”, afirmou o gestor.
Levantamento socioeconômico
Fotos: Felipe Leon /CosamaA Gerência de Responsabilidade Socioambiental (Gersam) conduziu um levantamento socioeconômico em parceria com instituições locais, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-Rio Preto da Eva), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde realizou um levantamento socioeconômico junto às famílias urbanas e rurais.
O objetivo foi compreender o perfil social da população e propor soluções integradas que promovam a inclusão social, o fortalecimento de competências locais e a melhoria da qualidade de vida por meio de ações de saneamento básico.