A ação contempla o festival com doação de 50 mil copos de água tratada e instalação de ponto de hidratação
Foto: Joyce Belleza/Cosama
O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizou nesta sexta-feira (22/08), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a entrega oficial dos copos envasados as Agremiações Folclóricas das Cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, conforme anunciado pelo governador Wilson Lima através de um Termo de Parceria para a doação de 50 mil copos de água.
Cada ciranda recebeu cerca de 16,6 mil copos que serão utilizados no período que antecede e durante as apresentações do festival deste ano, que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, atendendo trabalhadores dos galpões, cordão de cirandeiros e entre outros.
As três agremiações reúnem mais de 1,3 mil pessoas diretamente envolvidas na produção cultural. A Ciranda Tradicional conta com cerca de 600 integrantes; a Flor Matizada envolve mais de 300 trabalhadores; e a Guerreiros Mura mobiliza, aproximadamente, 400 pessoas.
O envio antecipado das caixas de copos com água é feito pelas equipes operacionais da Cosama, em parceria com os coordenadores das cirandas, seguindo um cronograma estabelecido pela Companhia.
A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculano, destaca a iniciativa do governo do Amazonas: “É o primeiro ano em que a Cosama vai atuar no festival de Manacapuru, e para nós isso é motivo de orgulho em somar com mais uma das maiores manifestações folclóricas do nosso estado, e com os incentivos do governo, vamos levar água tratada e de qualidade, contribuindo com a cultura popular e promovendo saúde pública”.
Durante as entregas nos galpões das cirandas, os representantes agradeceram a parceria do governo do estado e a Cosama.
Foto: Joyce Belleza/Cosama
“ Hoje é um momento de celebração, pois estamos recebendo 16 mil copos de água da Cosama que serão destinados aos nossos dois ensaios técnicos e para os empurradores de alegorias. Agradecemos essa parceria incrível “, ressaltou Andrinho Dermeson, Vice-presidente da Ciranda Flor Matizada.
Foto: Joyce Belleza/Cosama
O diretor-geral da Ciranda Guerreiros Mura, Lurdem Cley Monteiro, destacou a importância da doação de águas para o festival: “ Estamos muito gratos ao governo do estado e a Cosama, afinal vamos conseguir hidratar todo o nosso corpo técnico e brincantes envolvidos neste festival”, disse.
Foto: Joyce Belleza/Cosama
As entregas das águas foram encerradas no galpão da Ciranda Tradicional. O diretor artístico, Tyago Cavalcante, agradeceu a parceria nessa reta final dos trabalhos: Estamos aqui recebendo essa água que será muito útil nos nossos serviços nessa etapa de finalização dos serviços e também garantindo a hidratação dos nossos cirandeiros”, ressaltou.
Ponto de hidratação
A Companhia também vai instalar um ponto de hidratação no Parque do Ingá, local onde acontece as apresentações do festival, com quatro máquinas purificadoras de água, para atender o público nos três dias do evento, e contará com a distribuição de copos biodegradáveis e temáticos.
A ação reforça o compromisso do Governo com a saúde e o bem-estar dos participantes e visitantes, além da conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente.