Podem concorrer ao programa BigAmazonas CT&I/Fapeam, pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa do Amazonas
Foto: Divulgação/Fapeam
Com objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica, com foco em comunicação de dados aplicados ao contexto socioambiental e tecnológico, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), recebe propostas para o Programa de Apoio à Projetos de Pesquisa e Inovação em Comunicação de Dados (BigAmazonas CT&I/Fapeam), edital nº 010/2025.
A iniciativa inédita visa estimular a participação de pesquisadores com títulos de doutores em projetos de pesquisa científica, tecnológica, inovação, nas áreas de big data, análise de dados geoespaciais, inteligência artificial, comunicação digital, plataformas de dados abertos e sistemas de monitoramento, que visam promover soluções que melhorem a governança, a sustentabilidade e a inclusão digital no Amazonas.
O edital conta com recursos financeiros estimados em R$ 1,3 milhão provenientes do orçamento da Fapeam, oriundos do tesouro estadual, para apoiar até 10 propostas com vigência de 18 meses. As submissões podem ser realizadas até às 17h do dia 7 de novembro.
Os projetos deverão ser inseridos nos seguintes temas: Infraestrutura de Dados e Governança Digital; Tecnologias de Análise e Inteligência Aplicada; Aplicações Socioambientais Estratégicas; Comunicação e Inclusão Digital.
A divulgação dos resultados está prevista para março de 2026 e a contratação das propostas ocorrerá a partir de abril de 2026. Confira os critérios de elegibilidade e demais detalhes no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0102025/
Submissão
Pesquisadores doutores interessados em concorrer ao edital devem apresentar propostas em formulário on-line específico, com objetivos e atividades em consonância aos temas do edital, por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: http://www.fapeam.am.gov.br
Para acessar a plataforma SigFapeam, os pesquisadores devem utilizar login e senha previamente cadastrados. No caso de novos usuários, é necessário realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário on-line, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada à Plataforma SigFapeam.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital podem ser obtidos por mensagem eletrônica ao endereço: deap@fapeam.am.gov.br