Estabelecimentos das zonas leste, norte e centro-sul foram fiscalizados
Fotos: Carla Albuquerque/SSP-AMA Central Integrada de Fiscalização (CIF), ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) notificou, entre a noite de sexta-feira (19/09) e a madrugada deste sábado (20/09), bares, adegas e similares, nas zonas norte, leste e centro-sul de Manaus. Os locais, de acordo com órgãos reguladores, foram identidicados funcionando sem documentações exigidas para funcionamento, dentre eles alvará e licença sanitária.
Ao todo, oito locais, a maioria adegas, foram fiscalizados pelas equipes dos órgãos reguladores do estado e município. Somente na avenida Alphaville, no Novo Aleixo, na zona norte, todos os bares e adegas, que estavam instalados em uma galeria foram encontrados funcionando sem qualquer documentação, uma delas a licença sanitária e com a presença de adolescentes.
Em outro estabelecimento, no Parque das Laranjeiras, fiscais da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) identificaram a venda de produtos com a data de validade vencida. O gerente de produtos da FVS, Helton Jardys alertou a população sobre a necessidade de frequentar locais regulados e os riscos de consumir produtos nesses ambientes. “A gente alerta à população a procurar locais que são fiscalizados pela Vigilância Sanitária. Se o estabelecimento possui licença sanitária, isso quer dizer que uma equipe técnica esteve nesse local. A ausência disso pode causar risco à saúde se eles fornecerem alimentos vencidos, bebidas vencidas para o consumo, o ambiente insalubre, onde não foi verificada a questão das boas práticas”, alertou.
Fotos: Carla Albuquerque/SSP-AMO delegado do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcos Arruda, que esteve liderando a CIF falou sobre a integração entre os órgãos e a funcionalidade da Fiscalização. “Nós unimos forças com esses órgãos e passamos por várias zonas da cidade, realizando a fiscalização desses locais, bem como verificando a sua regularidade”, frisou.
Todos os locais que receberam notificação dos órgãos fiscalizadores receberam uma notificação. O documento orienta aos empreendedores para que em um prazo de 10 dias regularizem os documentos exigidos para funcionamento.
Integração
Fotos: Carla Albuquerque/SSP-AMA operação integrada contou com a participação das Forças de Segurança do Amazonas, órgãos estaduais, municipais e empresas privadas. Participaram das ações agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM); das polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM); Secretaria de Segurança Municipal (Semseg), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).
Também participaram a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Juizado da Infância e Juventude Infracional (Jiji); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Amazonas Energia.