Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas recebe Plano Brasis 2025-2027 com foco no fortalecimento do estado no mercado internacional de turismo

5 de agosto de 2025
Compartilhar

Evento promovido pela Embratur, Amazonastur e Sebrae realizado nesta segunda-feira (04/08), busca promover experiências autênticas e sustentáveis

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur

Para impulsionar o turismo internacional no Amazonas, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Amazonas, realizou nesta segunda-feira (04/08), no auditório senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas, a apresentação oficial do Plano Brasis 2025-2027, em Manaus.

A proposta visa reposicionar a imagem do estado no mercado global, destacando a biodiversidade da Floresta Amazônica, a riqueza cultural dos povos locais e o potencial das experiências de turismo comunitário e sustentável.

A apresentação do plano faz parte de um roteiro nacional que passará pelas 27 unidades da federação, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais. No Amazonas, o encontro reuniu gestores públicos, empresários, representantes institucionais e de associações do trade turístico para discutir diretrizes e oportunidades de atuação conjunta.

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, reforçou que o governo do estado está alinhado com as diretrizes nacionais para promover o turismo local e avalia o plano como mais uma ferramenta para impulsionar o setor.

“O governo federal está nos dando uma ferramenta maravilhosa, porque são dados pesquisados, são estatísticas muito importantes e é uma visão macro do que é o turismo e da relevância que o Amazonas já possui em caminhos que podem tornar melhor ainda e nós estamos abraçando todo o coração”, disse.

O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explicou que o Plano Brasil é a versão atualizada do Plano Aquarela, mas no formato mais personalizado para cada estado. Ele ressaltou que o Amazonas tem um papel fundamental na promoção do Brasil como destino internacional sustentável.

Foto: Lucas Silva/ Amazonastur

“O Estado do Amazonas tem, de fato, todo o diferencial competitivo necessário para podermos posicionar esse bioma tão importante. Quais são os principais produtos que estão hoje à disposição dos turistas internacionais. O nosso papel vai ser justamente de alinhar a cadeia produtiva hoje do Estado do Amazonas para poder levar essa mensagem de maneira organizada para fora”, ressaltou.

Durante a apresentação do plano, o diretor de Marketing da Embratur apresentou dados consolidados do turismo nacional, onde apontaram que o Brasil recebeu mais de 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024, alta de 14,6% frente ao ano anterior, um recorde histórico. Já nos primeiros seis meses de 2025, o país já ultrapassou 5,3 milhões de visitantes estrangeiros, crescimento de 48%.

O Plano Brasis 2025-2027 visa consolidar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico, ampliando a geração de emprego e renda, a conservação ambiental e a valorização da diversidade cultural da região.

A superintendente regional do Sebrae no Amazonas, Ananda Carvalho Pessôa, pontuou a importância do fortalecimento dos pequenos negócios para que estejam preparados para a promoção internacional. Para ela, o plano é o início de um planejamento estratégico considerando a cadeia produtiva do turismo regional.

Fotos: Lucas Silva/ Amazonastur“É para que todas as instituições consigam entender quais são as nossas oportunidades. Nós vamos juntos traçar um plano de implementação de melhoria e até de 2027 a gente consiga mensurar esse antes e depois, esse impacto na atração de turistas internacionais para essa região que é tão importante para o Brasil”, destacou.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza; presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador João Carlos; vice-presidente da Fecomércio Amazonas, Paulo Rogerio Tadros; presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Jaime Mendonça entre outras autoridades do trade turístico.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Padaria Artesanal completa um ano de funcionamento e mais de mil alunos certificados

5 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Científica do Amazonas adere à campanha nacional de coleta de DNA para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas

5 de agosto de 2025
Amazonas

Livro que retrata história da Amazonas Band, uma das principais big bands brasileiras, é lançado nesta terça-feira

5 de agosto de 2025
Amazonas

Credenciamento na Subvenção Econômica da Juta e Malva encerra nesta quarta-feira

5 de agosto de 2025
Amazonas

Idam participa da 9ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins com palestras e oficina

5 de agosto de 2025
Amazonas

Na FCecon, atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

5 de agosto de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas