Na “Batalha dos Descritores”, estudantes da 3ª série do Ensino Médio testam conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Escola Estadual (EE) Tomaszinho Meirelles, localizada em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), em busca de preparar os alunos da 3ª série do Ensino Médio para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), idealizou uma gincana com o tema “Batalha dos Descritores”, onde os alunos são desafiados a responder questões de Língua Portuguesa e Matemática, testando seus conhecimentos de acordo com as especificações detalhadas das habilidades e conteúdos avaliados em cada disciplina.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a realização de um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarDe maio a julho, os alunos dos turnos matutino e vespertino da EE Tomaszinho Meirelles se prepararam por meio de oficinas para a competição que envolveu disputa de mascotes, paródias, gritos de guerra, além do tradicional jogo de perguntas e respostas. Para a professora idealizadora da gincana, Daia Barbosa, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa, a competição instiga os alunos a buscarem outras formas de fixação de conteúdo, o que ajuda na realização da prova.
“Essa ideia da disputa, de vencer a batalha, criou esse encorajamento neles não só para competir na gincana, mas para buscar o conhecimento também”, destacou.
Estímulo à criatividade
Com questões de múltipla escolha, cronometradas de acordo com o grau de dificuldade, cada turma apresentou mascotes, gritos de guerra, e uma paródia com conteúdo relacionado aos descritores do Saeb. Para o professor de Matemática e idealizador da gincana, Berlando Franco, a competição saudável auxilia também na permanência dos alunos na escola, além de contribuir para a socialização entre os estudantes, que compartilham conhecimento uns com os outros para a resolução das questões.
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“A gincana envolve perguntas e respostas, provas de habilidades, provas práticas como equilíbrio, prova de tempo, perguntas de cálculo matemático básico e raciocínio lógico, além das perguntas envolvendo os descritores de Matemática e Língua Portuguesa”, disse o professor.
A aluna Rayka Vitória, 17, conta que a gincana foi um incentivo a mais para o estudo dos conteúdos que podem ser avaliados no Saeb. Desde a criação da letra da paródia a ser apresentada, até a preparação para o jogo de perguntas e respostas, Rayka se preparou com o objetivo de que sua turma fosse a campeã.
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Foi uma preparação muito boa, divertida também, claro que com a vontade de ganhar, e foi uma questão de estudos mesmo. O professor Berlando preparou a gente na sala de aula, explicou pra gente o que ia sair na prova, e a gente veio com a vontade de ganhar, de mostrar nosso nome”, afirmou a aluna, que também destacou a confiança para a realização da prova do Saeb.