Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governador Wilson Lima recebe equipe do Einstein Hospital Israelita para conhecer avanços da saúde no Amazonas

17 de setembro de 2025
Compartilhar

Visita incluiu o Cepcolu e a Fundação Cecon, referências no atendimento oncológico no Estado

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima recebeu representantes do Einstein Hospital Israelita, de São Paulo, que vieram a Manaus para conhecer de perto estruturas de referência da rede estadual de saúde. A agenda incluiu visitas ao Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) e à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O encontro aconteceu na segunda-feira (15/09).

De acordo com o governador, a presença da equipe do Einstein reforça a relevância dos avanços da saúde no Estado e amplia o diálogo institucional com uma das maiores referências do país.

“A saúde do nosso Estado está em transformação, com novas estruturas, serviços ampliados e modernização da gestão. Receber a equipe do Einstein aqui em Manaus demonstra que o que estamos construindo é relevante para além do Amazonas e abre caminho para que possamos seguir aprendendo e melhorando cada vez mais”, afirmou o governador.

O Cepcolu, inaugurado em março de 2025, é a unidade pioneira no Norte do país voltada exclusivamente para o tratamento de lesões pré-malignas do colo do útero. Funcionando como hospital-dia, anexo à FCecon, a unidade realiza procedimentos cirúrgicos de conização, que permitem a retirada das lesões e alta no mesmo dia. Desde a inauguração, até 10 de setembro, já foram registrados 3.122 atendimentos, entre os quais 453 cirurgias e 2.031 consultas médicas.

A estrutura do Cepcolu reduz o tempo de espera das pacientes, que atualmente varia entre 8 e 10 dias entre a primeira consulta e a cirurgia. O fluxo de atendimento ocorre por meio da triagem em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas, com encaminhamento regulado via Sisreg. Pacientes oriundas da rede privada também podem ter acesso ao serviço a partir da triagem na FCecon.

Foto: Diego Peres/Secom

Já a Fundação Cecon, criada em 1974 e transformada em fundação em 1989, é o único hospital oncológico do Amazonas, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, a unidade registrou mais de 1,18 milhão de procedimentos ambulatoriais e 29,4 mil hospitalares, além de 2,9 mil cirurgias e 90,1 mil consultas médicas. A instituição também mantém serviços de radioterapia, quimioterapia, hemoterapia, cuidados paliativos e pesquisa em oncologia.

Somente no ano passado, a FCecon realizou 99 mil sessões de tratamentos e 808 mil exames de apoio ao diagnóstico. A fundação conta com cerca de 1.400 servidores, entre estatutários e terceirizados, e é considerada referência para toda a Região Norte, pela abrangência e diversidade dos serviços ofertados.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas realizará mutirão de regularização ambiental e fundiária em Apuí

17 de setembro de 2025
Amazonas

Projeto Eu Preto encerra atividades com apresentações teatrais em Parintins

17 de setembro de 2025
Amazonas

Barco Hospital São João XXIII realiza atendimentos de saúde em Careiro

17 de setembro de 2025
Amazonas

Exportações de ouro para Alemanha foram destaque em agosto no Amazonas

17 de setembro de 2025
Amazonas

Paredão: Mais dois foragidos são localizados e presos em Manaus com auxílio das câmeras de reconhecimento facial

17 de setembro de 2025
Amazonas

Com aumento de demanda por conta de fechamento de UBSs para reforma, SPA do Galileia implanta Fast Track

17 de setembro de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas