Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas

10 de setembro de 2025
Compartilhar

Segunda noite do espetáculo reuniu orquestras, corais, balé e bois-bumbás em uma celebração de identidade cultural amazônica

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Teatro Amazonas foi palco, na terça-feira (09/09), de mais uma noite memorável com a apresentação do espetáculo “Regionalidades – Parte 2”. A apresentação reuniu diferentes corpos artísticos do Estado em um mesmo palco, conectando música, dança e tradição em uma homenagem à diversidade que caracteriza a arte produzida no Amazonas. O público que lotou o teatro foi presenteado com uma noite de pura celebração cultural.

O espetáculo “Regionalidades – Parte 2” é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e reforça o compromisso do Governo do Estado em democratizar o acesso à arte e valorizar as expressões culturais locais. A fusão entre música erudita, popular, folclore e tradições amazônicas mostrou a força da identidade cultural do Estado e emocionou o público presente.

Repertório

A programação contou com a participação da Amazonas Filarmônica, da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), do Balé Folclórico do Amazonas (BFA), além do Coral Infantil e Adulto do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Também marcaram presença os solistas Márcia Siqueira e Patrick Araújo, que dividiram o palco em performances de grande emoção.

Fotos : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO repertório trouxe obras de compositores nacionais consagrados, como Carlos Gomes e Claudio Santoro, mas também abriu espaço para criações amazônicas de Ketlen Nascimento, Jorge Miranda, Adriano Aguiar e Braulino Lima, reforçando o compromisso de valorizar a música regional.

Entre as peças apresentadas, estiveram: “Ponteio”, de Cláudio Santoro, com a Amazonas Filarmônica e o Balé Folclórico do Amazonas; “Vermelho”, de Chico da Silva, com Márcia Siqueira, a Orquestra de Violões do Amazonas e participação especial do Boi Garantido; “Sensibilidade”, de Adriano Aguiar e Geovane Bastos, interpretada por Patrick Araújo, com a Orquestra de Violões e a presença do Boi Caprichoso; “Amazônia”, de Ketlen Nascimento, apresentada pela Orquestra de Violões e o Coral Adulto e Infantil do Liceu; e “Boitatá”, de Jorge Miranda, com a Orquestra de Violões, Balé Folclórico e as solistas Luziene Lins e Jessyca Paiva.

Homenagens

Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação de “Amazônia”, composição da cantora e compositora Ketlen Nascimento, interpretada pelo Coral Infantil e Adulto do Liceu sob a regência do maestro e diretor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Davi Nunes. A canção emocionou o público e arrancou aplausos calorosos.

O encerramento ficou por conta de Patrick Araújo e Márcia Siqueira, que, junto ao maestro Davi Nunes, ao Boi Caprichoso e ao Boi Garantido, prestaram uma homenagem ao artista Zezinho Corrêa, interpretando “Tic Tic Tac”, sucesso do grupo Carrapicho. O público se levantou e acompanhou a canção em clima de celebração e dança.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Vozes do espetáculo

O maestro Davi Nunes destacou a importância da união entre os corpos artísticos: “Esse tipo de espetáculo é algo fantástico, sensacional, porque a gente se une com o objetivo de cantar aquilo que nós vivemos aqui no Amazonas. Tudo isso é importante para o nosso processo e para a música brasileira. Tenho certeza que o Amazonas está bem atendido com esse tipo de movimentação”.

Para o bailarino Mike Pallon, integrante do Balé Folclórico do Amazonas, a experiência foi de orgulho e dedicação: “É um prazer estar mais uma noite no Teatro Amazonas. Passamos por um processo coreográfico intenso e estar aqui com a orquestra, a filarmônica e os bois é algo mágico”.

Fotos : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaE a soprano Jessyca Paiva, da Orquestra de Violões do Amazonas, enalteceu a emoção de se apresentar diante de um Teatro lotado: “É sempre um prazer representar a nossa música e cultura. O retorno do público através dos aplausos compensa todo o nervosismo e dedicação”.

Entre o público, a emoção também foi registrada, como relatou Joyce Guedes: “Foi a primeira vez que entrei no Teatro Amazonas e foi um privilégio. O espetáculo foi emocionante, principalmente pela interação com o público. Saio encantada e feliz com essa oportunidade”.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

10 de setembro de 2025
Amazonas

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

10 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

10 de setembro de 2025
Amazonas

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

10 de setembro de 2025
Amazonas

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

10 de setembro de 2025
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas avalia espécies de cândida na rede de esgoto hospitalar

10 de setembro de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas