Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

21 de agosto de 2025
Compartilhar

Iniciativa inédita garante acolhimento imediato, proteção e dignidade para pessoas idosas em vulnerabilidade

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (21/08), a primeira Casa de Passagem da Pessoa Idosa no Amazonas, um espaço pioneiro destinado a acolher, de forma imediata e temporária, pessoas a partir de 60 anos em situação de risco. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar a rede de proteção, garantindo dignidade, cuidado e segurança a esse público.

De acordo com Wilson Lima, a estrutura representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade no Amazonas. “Essa Casa de Passagem é um abrigo transitório para acolher pessoas idosas vítimas de violência. Muitas vezes, principalmente aos fins de semana, elas ficavam sem ter para onde ir após registrar a denúncia. Agora, terão um espaço seguro, humanizado e preparado para recebê-las até que a situação seja resolvida e encaminhada pela rede de proteção”, destacou o governador.

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

A Casa de Passagem vai oferecer acolhimento para até 10 pessoas idosas simultaneamente, em casos de violência física, psicológica ou financeira, além de abandono ou negligência. O serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com hospedagem, alimentação, higiene, medicação e monitoramento contínuo.

Durante o período de permanência, que pode chegar a 90 dias, conforme avaliação técnica, a pessoa idosa contará com apoio de uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, profissionais de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Também serão promovidas atividades terapêuticas e definição de um plano de atendimento individualizado.

O endereço da Casa de Passagem é mantido em sigilo para preservar a integridade das pessoas acolhidas. O acesso será restrito a autoridades e profissionais da rede de proteção à pessoa idosa. O encaminhamento será realizado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), pelo Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), além do Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário.

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

Além da proteção imediata, a Casa de Passagem será um elo entre as políticas sociais e de saúde, definindo a medida mais adequada para cada caso: reintegração familiar, medidas protetivas ou encaminhamento a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O espaço foi criado pela Lei nº 7.298/2025, a partir dos levantamentos realizados em visitas domiciliares pelas equipes técnicas do Cipdi.

De acordo com a secretária da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, este é um grande passo do Governo do Amazonas no combate à violência contra a pessoa idosa mas, para ter acesso ao abrigo, é necessário atender alguns requisitos, sendo a principal porta de entrada a denúncia feita na Delegacia do Idoso.

“Sendo detectado que esse idoso precisa do abrigo transitório, ele tem o direito de vir para cá, ter uma permanência de 15 a 90 dias, tempo suficiente para que a rede de proteção faça seu trabalho tanto pela questão do acolhimento, psicológico, assistência social, como também pelo inquérito que vai ocorrer pela delegacia”, explicou.

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lilia Albuquerque, reforçou a importância da entrega. “Temos casos em que a violência ocorre dentro da própria família, e não havia local seguro para encaminhar a vítima. Essa casa supre uma carência antiga e representa um instrumento essencial de proteção e dignidade”, afirmou.

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Proteção do Idoso; da secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça; e da delegada da Pessoa Idosa, Larissa Barreto, que reforçaram o apoio institucional ao novo espaço.

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/Secom

Avanços

A inauguração da Casa de Passagem soma-se a uma série de ações que o Governo do Amazonas vem implementando em benefício da pessoa idosa. Entre os programas em andamento está o EnvelheSer 60+, que desde 2024 já atendeu 4 mil pessoas em atividades de lazer e práticas rurais na Fazenda Santa, em Iranduba. Outras 4 mil pessoas participam do programa Idoso em Movimento, presente em Manaus e no interior.

O governo também ampliou a oferta de atividades de hidroginástica em dois polos, CETI João dos Santos Braga e CECIPcD, e incentivou o empreendedorismo, com aumento de 46% nas aprovações de crédito em 2024 em comparação a 2023. Nos últimos dois anos, mais de 300 pessoas foram beneficiadas, totalizando R$ 1,7 milhão em investimentos.

Somente entre 2023 e 2024, foram registrados 5.378 casos de violações contra a pessoa idosa no Amazonas, enquanto o Cipdi realizou 10 mil atendimentos no mesmo período. Esses números reforçam a importância da criação de novos equipamentos de proteção, como a Casa de Passagem, para assegurar respostas rápidas e efetivas.

Entregas recentes

O Governo do Amazonas também vem fortalecendo a rede de atenção à pessoa idosa com outras entregas significativas. Em Manaus, o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. Paulo Lima foi totalmente reformado e passou a contar com serviço de Telessaúde, com capacidade para até 2 mil atendimentos por mês, nove especialidades médicas, raio-X, eletrocardiograma e hidroterapia.

Outra iniciativa de destaque foi a inauguração da Cozinha Escola da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em parceria com o Consulado do Japão. O espaço vai oferecer cursos voltados à alimentação saudável e à geração de renda para pessoas idosas, com turmas previstas já para o segundo semestre de 2025.

No interior, o município de Coari recebeu uma unidade do Serviço de Atenção à Mulher, Criança, Idoso e Pessoa com Deficiência (Samic). A unidade representa a oitava estrutura implantada no estado para atendimento humanizado e proteção social.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

21 de agosto de 2025
Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Estado, projeto Metamorfos leva encantaria amazônica a escolas e espaços culturais de Parintins

21 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas inicia implantação de serviço inédito de hemodinâmica no HPS João Lúcio

21 de agosto de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas