Ação se estende até o dia 28 de agosto com palestras, sensibilização e concursos nas escolas da rede estadual de ensino
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta quinta-feira (21/08), à 18ª Semana da Pessoa com Deficiência. As atividades se estendem para diversas escolas da rede estadual até o dia 28 de agosto. A abertura do evento aconteceu no Salão Solimões, no Palácio Rio Negro, Centro de Manaus.
No âmbito da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, a abertura da campanha na rede estadual de ensino contou com a presença da secretária de educação, Arlete Mendonça, representantes das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação, diretores escolares, pedagogos e professores da rede estadual de ensino.
Abordando a temática ‘Amazônia sem Barreiras: Caminhando juntos para uma sociedade mais inclusiva’, o evento contou com apresentação cultural de música, dança, dentre outros, de estudantes da capital e do interior, fala de autoridades e apresentação de stands de diversas escolas da rede.
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A secretária de educação, Arlete Mendonça, explicou que as atividades da semana vêm para prestigiar os diversos trabalhos que são realizados pelos estudantes e por seus professores, principalmente, por meio das salas de recursos nas escolas da rede.
“Nós estamos aqui prontos para dizer que a cada dia estaremos trabalhando por políticas públicas que estarão direcionadas para melhorar a vida dos nossos estudantes no que diz respeito a esse trabalho de inclusão de trazê-los para perto”, completou a secretária.
Cultura e Sensibilização de mãos dadas
Com uma feira cultural, os alunos puderam apresentar diversas temáticas sobre a região amazônica, como a Festa da Castanha do município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), apresentado pela aluna Júlia Souza, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tiradentes. Para a aluna foi uma oportunidade de aprender sobre uma festa que ela já possuía contato. “Eu gostei muito de estudar sobre o município de Beruri porque eu já fui no município e também para a Festa da Castanha”, contou a aluna.
Já para a sua professora, Sandra Brito, foi uma grande satisfação poder acompanhar sua aluna em um evento como esse, onde ela pôde mostrar seu aprendizado e suas habilidades para diversos membros de outras comunidades escolares. “Esse encontro ajuda incluir todos os alunos. O evento traz os estudantes e permite que eles façam sua realidade, além de acolher com amor, carinho e proteger cada um deles”, explicou a professora.
Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Semana da Pessoa com Deficiência
Com a participação integrada de diversas unidades de ensino da rede estadual, a Semana da Pessoa com Deficiência é uma ação conjunta que busca promover a acessibilidade e a inclusão na região amazônica, onde os estudantes, independente de suas diferenças, podem caminhar juntos com igualdade e dignidade.
A solenidade realizada no Palácio Rio Negro é apenas o início das diversas atividades que programadas para a semana, como afirmou a gerente da GAEE, Hellen Prata. “Estão previstas palestras nas escolas, sensibilização, concurso de escrita e de pintura, dentre outras atividades que as escolas escolheram para estar desenvolvendo com os nossos estudantes”, explicou a gerente.