Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Cultura e sabor amazônico marcam programação da 23ª Semana Nacional de Museus no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

14 de maio de 2025
Compartilhar

Fritinho de Farinha da Amazônia ofereceu experiência gastronômica e histórica no Museu do Homem do Norte

FOTO: Cauane Marques/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A tarde desta quarta-feira (14/05) foi marcada por uma verdadeira imersão nos sabores e saberes da Amazônia, com a realização da atividade “Crocância de Crueira: Fritinho de Farinha da Amazônia”, no Museu do Homem do Norte (Muhno), localizado dentro do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus.

A ação integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e foi conduzida pelo gerente do Muhno, Clovis Neto.

Durante a atividade, os visitantes puderam degustar o tradicional fritinho de crueira, iguaria regional preparada a partir do reaproveitamento da raspa da mandioca, enquanto ouviam histórias sobre sua origem e importância nas celebrações e no cotidiano das comunidades ribeirinhas do Amazonas.

“Essa programação teve o objetivo de valorizar uma gastronomia diferente e única, que nasce do aproveitamento integral da mandioca, tradição fortemente presente no interior do estado”, explicou Clovis Neto.

A experiência sensorial aliou sabores e conhecimento, despertando o interesse do público pela cultura alimentar regional, sua relação com a pesca sustentável e o uso de ingredientes locais. A proposta reforçou a missão do museu em preservar e transmitir os saberes dos povos da região.

Visita especial de Manacapuru

FOTOS: Cauane Marques/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaEntre os participantes da atividade, esteve o grupo da terceira idade Flor Matizada, do município de Manacapuru, fundado em 2010. Acompanhados da gerontóloga Ana Maria Telles, os integrantes visitaram os principais setores do Museu do Homem do Norte, como as salas dos Estados, Rituais Indígenas, Extrativismo e o Cine Silvino Santos. A visita foi motivada pela busca de experiências culturais significativas para os idosos.

“Eu sempre tive muito interesse pela cultura amazonense. Hoje, aqui no museu, encontrei coisas que, mesmo sendo amazonense, eu não conhecia. Já estou pensando em trazer meus netos para vivenciar essa riqueza também”, afirmou Ana Maria.

Para a visitante Claudenice Freitas, o momento foi de descoberta e encantamento. “Tivemos uma degustação muito maravilhosa de um fritinho que eu não conhecia e é muito delicioso. Recomendo a todos.”

Espaço de memória e identidade

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, é um espaço dedicado à valorização da diversidade cultural da região. Com exposições permanentes e temporárias, o local abriga ainda o Memorial dos Povos da Amazônia, a Cúpula dos Povos, a Oca Indígena, o Espaço Samuel Benchimol e o Cine Silvino Santos, além do Museu do Homem do Norte.

A estrutura recebe visitantes locais e turistas de terça a sábado, de 9h às 15h, com programações que envolvem arte, ciência, memória e educação. A iniciativa integra os esforços do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em fortalecer o acesso à cultura e à história da Amazônia.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

FVS-RCP realiza visitas técnicas para fortalecer vigilância de vírus respiratórios no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu em feira no bairro Santo Antônio

1 de julho de 2025
Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30 de junho de 2025
Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30 de junho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas