Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Operação Cheia 2025: FVS-RCP alerta para prevenção de acidentes por animais peçonhentos em áreas residenciais no Amazonas

10 de junho de 2025
Compartilhar

Maioria dos acidentes em 2025 envolveram serpentes

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP.

Com a cheia dos rios no Amazonas, é comum que animais peçonhentos se desloquem de habitats naturais em busca de abrigo, incluindo áreas residenciais. O que aumenta o risco de acidentes, principalmente, em áreas rurais e no interior do estado. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforça o alerta à população para a adoção de medidas preventivas e o cuidado redobrado durante este período de inundações.

O monitoramento de acidentes por animais peçonhentos é realizado durante todo o ano, mas os cuidados devem ser intensificados nos meses em que a cheia dos rios modifica a dinâmica das comunidades. No mês de maio, com o cenário de inundação em todo o estado, foram registrados 242 acidentes, sendo 56% causados por serpentes.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é comum o registro de circulação de serpentes, escorpiões e até aranhas fugindo dos rios durante a cheia. “Reforçamos a importância da adoção de medidas preventivas simples, mas eficazes, que contribuem diretamente para a prevenção do risco de acidentes com esses animais peçonhentos, principalmente em áreas alagadas”, destaca.

Entre as orientações de prevenção, estão o uso de calçados fechados, a limpeza de quintais e terrenos baldios, o cuidado ao manusear entulhos e objetos armazenados em locais úmidos, além da atenção ao entrar em áreas de mata ou locais alagados.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP.A gerente de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Érica Chagas, reforça que, ao identificar a presença de animais peçonhentos, a recomendação é manter distância e acionar os órgãos de saúde ou defesa civil local.

“É importante evitar o contato direto e, no caso de acidente, buscar atendimento médico imediato. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de sucesso no tratamento com o uso de soros antiveveno diversos”, explica Érica.

Vigilância Ambiental

A FVS-RCP reforça que mantém o abastecimento estratégico de soros antivenenos nas unidades de saúde do interior e segue com o acompanhamento dos casos registrados em todo o estado. O tipo de acidente mais comum neste ano é o causado por serpentes (56%), seguido de escorpião (16%) e aranha (11%), o que reforça a necessidade de vigilância e ações educativas contínuas nas comunidades mais vulneráveis.

Em março, a FVS-RCP em parceria com SES-AM, Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Ministério da Saúde, via Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ampliou a distribuição dos soros antiveneno para o tratamento de acidentes envolvendo animais peçonhentos para 14 polos base em áreas indígenas. A estratégia visa o atendimento ágil e de qualidade para reduzir os impactos de acidentes ofídicos e escorpiônicos em áreas distantes.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas apoia Maria de Fátima no Circuito Nacional Paralímpico

20 de junho de 2025
Amazonas

Saúde divulga cenário de arboviroses no Amazonas nesta quinta-feira

19 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas abre inscrições para a 2ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina

19 de junho de 2025
Amazonas

Hospitais estaduais realizam Mutirão de Cirurgia durante o feriado prolongado de Corpus Christi

19 de junho de 2025
Amazonas

Seap, integrada com as forças de segurança, realiza operação de revista na Unidade Prisional do Puraquequara

19 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: As mulheres dos bastidores dos Bois Caprichoso e Garantido que fazem a festa acontecer

19 de junho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas