Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tabatinga e Coari foram os que apresentaram as maiores quedas
Foto: Divulgação/SSP-AM
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram homicídios durante o primeiro semestre deste ano. As maiores reduções foram alcançadas nas cidades de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tabatinga e Coari.
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida atribuiu a redução às ações ostensivas e preventivas realizadas pela Polícia Militar e a presença mais eficaz da Polícia Civil (PC-AM), que após o chamamento de novos servidores, feito pelo Governador Wilson Lima, possibilitou a presença de mais policiais civis em todos os 61 municípios.
“Não temos dúvida que estamos avançando com a Segurança Pública do nosso estado e vamos chegar a resultados ainda maiores. Estamos trabalhando muito integrados com a Polícia Militar e a nossa Polícia Civil com apoio da nossa Polícia Científica para isso e não iremos aceitar resultados menores que estes, porque a nossa missão é dar cada dia mais segurança para a nossa população”, destacou o secretário.
Foto: Divulgação/SSP-AMConforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), as reduções, no geral, chegaram a 62,3% em relação ao mesmo período de 2023. Somente na cidade de Rio Preto da Eva, os crimes reduziram 83%. Itacoatiara, também, apresentou expressiva redução de 62%, seguida de Tapauá com queda de 40% e Coari com total de 30%.
Ações integradas e investimentos históricos
A partir de investimentos históricos realizados pelo Governo do Amazonas, que possibilitou a aquisição de novos equipamentos como novas lanchas blindadas, novos armamentos e o chamamento de mais 2,8 mil novos servidores para o Sistema de Segurança Pública, as Forças de Segurança alavancaram as ações integradas em cidades que mantinham índices de criminalidade elevados.
Foto: Divulgação/SSP-AMO chamamento possibilitou o envio de servidores para unidades da Polícia Civil que funcionavam, ainda, sem a presença de delegado. Além disso, as delegacias tiveram efetivo reforçado com novos investigadores e escrivães. Associado ao trabalho da polícia judiciária estão as ações integradas com a Polícia Militar (PMAM), que passou a contar com maior reforço a partir de operações como o Interior Mais Seguro, que passou a ser coordenada e custeada com mais 90% dos subsídios pagos pelo Governo do Amazonas.
Foto: Divulgação/SSP-AMOutra ação é a operação Impacto, que é realizada em toda a Região Metropolitana e cidades do Alto e Médio Amazonas e avança para os demais municípios. As atividades contam não só com reforço de policiamento, mas também, com a presença de todo o aparato tecnológico do Sistema Paredão e do Programa RecuperaFone. As ações têm auxiliado as Forças de Segurança na captura de foragidos tanto pelos crimes de roubo como, principalmente, de homicídios.