Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Adaf alerta visitantes de Parintins sobre restrição de trânsito de frutos hospedeiros de pragas

25 de junho de 2025
Compartilhar

Servidores da Defesa Agropecuária vão distribuir material educativo no porto e aeroporto

Foto: Divulgação/ Adaf

Com o aumento no trânsito de barcos e aviões para o 58º Festival de Parintins, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) reforça as proibições de transporte de frutos para evitar a disseminação de pragas, com atenção especial à monilíase e mosca-da-carambola.

O gerente de Defesa Vegetal da autarquia, Sivandro Campos, lembra que o Amazonas tem restrição de entrada de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola e de saída do cacau e cupuaçu. “Por isso, durante o período do festival, a Adaf vai levar informações aos participantes da festa sobre a restrição de trânsito dessas duas pragas, com distribuição de material educativo e com explicações“, destaca.

Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), servidores da Defesa Agropecuária estarão, nos dias que antecedem o festival, recepcionando passageiros no porto e aeroporto explicando a importância de não transportar os frutos com restrição de trânsito, mesmo que em poucas quantidades e para consumo próprio.

A mosca-da-carambola é uma das maiores ameaças à fruticultura do Brasil e tem dezenas de possíveis hospedeiros, incluindo tomate, mamão, citros, manga, pimenta-de-cheiro e a própria carambola, entre outros. A praga já foi detectada no Amapá, Pará e Roraima, o que torna a vigilância no Amazonas ainda mais importante, visto que o Estado exerce uma barreira para impedir o espalhamento para o restante do país.

E a monilíase é um fungo que ataca vegetais dos gêneros Theobroma e Herrania, como o cacau e cupuaçu, causando perdas e elevação dos custos de produção. Atualmente, no Estado, a praga está presente em Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Urucurituba.

Fotos: Divulgação/ AdafDesde a detecção do primeiro foco, a Adaf atua com ações de delimitação e erradicação da praga, incluindo visitas a propriedades, podas e educação sanitária. Agora, diante do aumento de barcos com destino a Parintins e considerando o costume de troca de cacau e cupuaçu por estivas e vestimentas entre passageiros e ribeirinhos, a agência reforça o pedido para que evitem esse tipo de prática.

O 58º Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, acontece de sexta-feira a domingo (27 a 29/06), com expectativa de atrair milhares de pessoas para prestigiar o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 296 vagas de emprego para esta segunda-feira

13 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12 de julho de 2025
Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12 de julho de 2025
Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

12 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas