Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia da Imigração Japonesa: Secretaria de Educação destaca ensino bilíngue Japonês-Português na rede pública em Sessão Especial na Aleam

17 de junho de 2025
Compartilhar

Escolas Estaduais de Ensino Bilíngue Japonês-Português são exemplos da influência nipônica no Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da secretária de Educação, Arlete Mendonça, participou da Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, realizada nesta terça-feira (17/06), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No estado, a imigração japonesa é celebrada no dia 20 de junho, data em que os primeiros japoneses chegaram ao município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), dando início a importantes contribuições, como o desenvolvimento do cultivo da juta, impulsionando significativamente a economia local.

Na ocasião, estiveram presentes o cônsul-geral em exercício do Japão, Akira Suzuki; o diretor-presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), Hajime Hattori; o reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeiro; além de representantes da indústria.

Representando o governador Wilson Lima, a secretária Arlete Mendonça destacou, como exemplo da influência nipônica no Amazonas, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, e a EETI Bilíngue Profª. Jacimar Da Silva Gama, ambas localizadas na zona sul de Manaus, experiências pioneiras em ensino bilíngue do japonês em escolas públicas brasileiras.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Para nós é motivo de orgulho, pois toda a imigração japonesa no nosso país, e no nosso estado Amazonas, tem trazido frutos positivos, principalmente na educação. Nós temos duas escolas bilíngues japonês-português e outras parcerias que a Secretaria de Educação, juntamente com o Consulado Japonês tem feito com a educação e também com o Governo do Estado”, ressaltou a secretária.

Atualmente, as Escolas Estaduais Bilíngues contam com 2.306 alunos matriculados, aprendendo, além da língua japonesa, a tradição e os costumes orientais desde os anos finais do Ensino Fundamental, até o Ensino Médio. De acordo com o cônsul-geral em exercício do Japão, Akira Suzuki, a homenagem celebra todo o legado e a história da imigração japonesa na região amazônica.

“Com trabalho árduo, os pioneiros superaram as adversidades e conquistaram a confiança da sociedade local, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da Amazônia, especialmente nas áreas de cultivo de juta, hortaliças, e agricultura”, afirmou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

14 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam garante rastreabilidade da madeira legal no Amazonas

14 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas injeta R$ 270 milhões na economia com Auxílio Estadual até junho deste ano

14 de julho de 2025
Amazonas

Em Canutama, extrativistas recebem orientação sobre extração de látex e óleos vegetais

14 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 204 vagas de emprego para esta terça-feira

14 de julho de 2025
Amazonas

Atletas do Pelci conquistam título estadual e garantem vaga em torneio nacional de Fut7

14 de julho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas