Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Consultas públicas: Parque Estadual Sucunduri autoriza avanço de tratativas para implementação de projetos de REDD+

14 de maio de 2025
Compartilhar

Diálogo ocorreu durante a 22ª Reunião do Conselho Gestor Consultivo do Mosaico do Apuí

Foto: Divulgação/Sema

O Parque Estadual Sucunduri, situado no município de Apuí (a 453 km de Manaus), avançou nas discussões para propostas de projetos de carbono na Unidade de Conservação (UC). Nesta quarta-feira (14/05), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participaram da 22ª Reunião do Conselho Gestor do Mosaico do Apuí, onde dialogaram com lideranças locais e instituições parceiras.

Durante o encontro, os conselheiros autorizaram o avanço das tratativas com o Agente Executor de Serviços Ambientais responsável por implementar as ações do projeto. Segundo a secretária executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda, a reunião foi uma continuidade do diálogo iniciado em dezembro de 2024, reforçando o compromisso com a transparência e com o diálogo entre poder público e sociedade civil.

“Nós tivemos a aceitação por parte dos conselheiros em dar continuidade às tratativas. A participação do conselho nesse processo é muito importante, então a gente tem envolvido eles nesse diálogo, demonstrando a transparência do processo, e também mostrando que o Estado tem avançado na implementação de políticas públicas de um modo geral”, afirmou a secretária.

Foto: Divulgação/Sema

O encontro integrou o calendário oficial do Conselho, destacando o Parque Sucunduri como uma das 21 áreas protegidas do Amazonas selecionadas para desenvolver iniciativas de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

“O que é legal de todo esse projeto é que ele vai ser construído com a sociedade, através do conselho, que vai começar a partir desse momento a construir o seu Plano de Trabalho, onde vão ser estudados todos os segmentos, as comunidades tradicionais, as partes governamentais, a sociedade em geral, e a gente vai poder construir juntos o programa”, explicou a gestora do Mosaico do Apuí, Aldeíza Lago.

Alcance dos projetos

A área protegida é parte do Mosaico do Apuí, composto por nove Unidades de Conservação no sudoeste do Amazonas. No Mosaico, duas UCs foram selecionadas para iniciativas de projetos de carbono, sendo o Parque e a Floresta Estadual do Sucunduri.

Apenas nestas duas áreas, a capacidade de geração de créditos a partir de projetos de REDD+ é superior a 1,3 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO₂e) em 30 anos.

Dos recursos captados, o Agente Executor pode reter até 15% de taxa administrativa, conforme o Edital nº 002/2023. Do restante, 50% serão obrigatoriamente investidos na UC onde os créditos foram gerados.

Os outros 50% serão destinados ao Fundo Estadual de Mudanças Climáticas (Femucs), para melhorar as estruturas da gestão ambiental e, custear outros projetos submetidos por entes estaduais.

Foto: Divulgação/Sema

Desenvolvimento do projeto

A proposta de projeto de REDD+ no Parque Sucunduri será estruturada com base em seu Plano de Gestão. O objetivo da consulta ao Conselho é, além de garantir transparência e autonomia de decisão para os representantes comunitários e instituições parceiras, mapear estratégias para estimular a conservação florestal e aumentar os estoques de carbono na região, fortalecendo o compromisso ambiental do parque.

“Esse projeto pode agregar inúmeras possibilidades, direta e indiretamente, no sentido de bioeconomia, além de outras atividades voltadas principalmente para a redução de emissões”, afirmou o presidente da Associação Agroextrativista e Turística Barra do Tapajós (AATBT), José Manoel.

O encontro contou com a presença de representantes governamentais, municipais e lideranças comunitárias, todos com participação ativa no Conselho Consultivo. Para Renato Frozzi, gerente da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Ambiental do Amazonas (Idam), esta é uma parceria que pode gerar frutos positivos para a Unidade de Conservação.

“A comunidade ansiava, foi uma demanda do conselho, e hoje temos uma resposta muito rápida pelo Governo do Estado, trazendo essa resposta para que a gente consiga avançar no crédito de carbono dentro das Unidades de Conservação. Tem como hoje a gente trazer muitos benefícios para os nossos comunitários, principalmente, em parcerias com o Município e com as entidades aqui”, declarou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Mais de 700 celulares continuam na sede do Programa RecuperaFone para restituição

17 de junho de 2025
Amazonas

UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana

17 de junho de 2025
Amazonas

Operação Festas Juninas: Ipem-AM fiscaliza mais de 500 produtos da cesta básica

17 de junho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 259 vagas de emprego para esta quarta-feira

17 de junho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima lança graduação em Inteligência Artificial na Universidade do Estado do Amazonas

17 de junho de 2025
Amazonas

Platão Araújo pede ajuda para localizar familiares de um paciente internado na unidade

17 de junho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas