Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Águas do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de regularização fundiária garantem proteção ao meio ambiente

5 de junho de 2025
Compartilhar

A legalização do imóvel permite que o proprietário tenha acesso ao licenciamento ambiental e possa explorá-lo economicamente

FOTO: Divulgação/Sect

A regularização fundiária é um processo que gera impactos que vão muito além da posse da terra, beneficiando diretamente o meio ambiente e a sua preservação. O alerta é da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

A secretária da Sect, Renata Queiroz, explica que a titularidade do imóvel permite que o proprietário tenha acesso ao licenciamento ambiental e, assim, explorá-lo economicamente, dentro da legalidade e sustentabilidade, gerando emprego e renda.

Segundo o assessor jurídico da Sect, Ricardo Tavares, a regularização fundiária e a conservação dos recursos naturais caminham de maneira paralela. “Ao ter o imóvel legalizado, o proprietário passa a ter acesso a serviços e benefícios, como a possibilidade de solicitar licenciamento ambiental para atividades econômicas”, explica.

Um exemplo prático da atuação do Governo do Amazonas nessa área, disse ele, foi a entrega, em fevereiro deste ano, em Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), do título definitivo de propriedade para a Cooperativa Agropecuária do município, beneficiando cerca de 500 famílias, que tiram o sustento da produção do açaí.

FOTOS: Divulgação/SectOutro exemplo citado por ele foi a entrega, em abril deste ano, da Certidão Inteiro Teor para a Associação Agroextrativista Nova Aliança dos Castanheiros Paranaenses, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). O documento garante que a propriedade pertence aos associados, que usam o espaço para o agronegócio.

“Essas são apenas duas iniciativas recentes entre tantas já realizadas pela Secretaria, que demonstram a importância da regularização fundiária como um pilar para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, destaca o assessor jurídico.

Renata Queiroz também reforça que, ao garantir a posse legal da terra, a regularização fundiária estabelece as bases para o uso responsável e consciente dessas áreas. A regularização fundiária, destaca a secretária, garante a propriedade ou a posse do imóvel. “Com tais direitos dos cidadãos preservados, o imóvel urbano ou rural pode ser usufruído dentro da legalidade. Não há possibilidade de exploração legal do imóvel pertencente ao poder público, sem que tenha sido regularizado e devidamente destacado ao domínio privado”, reitera.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Operação Festas Juninas: Ipem-AM fiscaliza mais de 500 produtos da cesta básica

17 de junho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 259 vagas de emprego para esta quarta-feira

17 de junho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima lança graduação em Inteligência Artificial na Universidade do Estado do Amazonas

17 de junho de 2025
Amazonas

Platão Araújo pede ajuda para localizar familiares de um paciente internado na unidade

17 de junho de 2025
Amazonas

Cosama realiza diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Lábrea

17 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Seas alerta sobre regras para a entrada de crianças e adolescentes no Bumbódromo durante o Festival de Parintins

17 de junho de 2025
Águas do AmazonasÁguas do Amazonas